Santo e Feliz Natal para todos!
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
domingo, 12 de outubro de 2014
O Último Quadrado da Milka em Portugal
A campanha dos chocolates Milka, o último quadrado de chocolate, chegou a Portugal, e já chegou a Portugal há algum tempo, eu é que não vejo televisão e não sabia de nada. Tomei conhecimento da campanha porque o Continente obrigou-me a ir até à secção dos chocolates. A semana passada fui às compras e saiu-me um daqueles vales de desconto em produtos aleatórios para dois determinados dias do mês. Na mouche! Desconto de 25% em todos os chocolates. Impossível não aproveitar a campanha! Ora, dirijo-me então ao Continente, num dos dias indicado nos vales, decidida a levar para casa uma, e uma só, tablete de chocolate Lindt, o meu preferido, mas, assim que chego à zona dos chocolates dou de caras com a campanha Milka, o último quadrado de chocolate. Quando tive conhecimento da campanha, fiquei chateada por ela não estar disponível em Portugal, e na altura cheguei mesmo a escrever sobre isso, aqui no blogue e agora, assim de repente, sem estar a contar com nada, vejo um lindo chocolate a brilhar na prateleira do hipermercado com a campanha escarrapachada na embalagem! Nem queria acreditar! Ou melhor, nem queria "acarditar", como diria o JJ. Agarrei logo no chocolate Milka e deixei o da Lindt na prateleira, esta campanha é irrecusável!
Depois de comermos todos os quadradinhos, excepto o último, temos duas hipóteses, uma é esperar que esse quadradinho chegue a nossa casa e deliciarmos-nos com o pedacinho que estava em falta, é legitimo, a outra hipótese é surpreendermos alguém de quem gostamos e enviarmos para casa dessa pessoa um quadrado de chocolate, o último. Eu prescindi do meu quadradinho e não foi difícil, bastou imaginar a cara de surpresa daquela pessoa ao receber em casa o último quadradinho de um chocolate que eu comprei para mim, mas que, quando chegou ao fim, decidi partilhá-lo.
É muito simples resgatar o quadrado que está em falta, basta entrar no site da campanha, https://www.ultimoquadrado.pt/ , fazer drill down em participar e inserir o código que se encontra no interior da embalagem.
A campanha está disponível até 31 de dezembro e pode-se participar as vezes que se quiser.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Final da Taça de Portugal 2013/2014 - Declarações dos Jogadores
A conquista da Taça de Portugal foi um momento muito emotivo para toda a comunidade benfiquista e os jogadores não conseguiram esconder isso mesmo nas declarações que fizeram no final do jogo. Deixo aqui ficar aquelas que foram, para mim, as declarações mais emocionantes desse momento que foi, simultâneamente a conquista da Taça de Portugal e o terminar de uma época tão maravilhosa quanto sofrida.
Todos sentimos a época inteira num só jogo, naquele jogo...
O guardião.
Enorme o nosso capitão.
Até logo Nico...
Isto é Benfica, isto é paixão.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Força Benfica
Um passado de glória, um futuro de vitória.
A história do Benfica é hoje!
A história do Benfica é hoje!
São estes os slogans do autocarro do Benfica e do Museu Benfica, respetivamente, e acho que fazem todo o sentido no dia de hoje.
Ai os nervos!!
Força Benfica e... Tragam a taça!
terça-feira, 13 de maio de 2014
JJ Disse... #17
Da conferência de imprensa de antevisão da Final da Liga Europa eu quero apenas realçar esta frase de JJ:
Obrigada JJ por me relembrar que eu sou especial.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
FC Porto-Benfica Época - 2013/2014, A Vida e a Sua Imprevisibilidade
É engraçado como as coisas mudam, o ano passado assisti ao FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional em casa de um amigo, portista, no dia em que ele festejou o seu aniversário, passado um ano, volto a assistir ao FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional em casa desse mesmo amigo, mais uma vez na festa do seu aniversário. Mal chego a casa dele, antes mesmo de lhe dar os parabéns, todos comentem as incidências do ano anterior e recordam o momento em que o Kelvin marca o golo e que faz com que eu não consiga conter as minhas lágrimas e comece a chorar. Eu pensava que tinha sido discreta e que ninguém tinha dado por isso, fiquei espantado quando constatei que toda a gente, por entre a felicidade louca de uns e a desolação infinita de outros, deu conta das minhas lágrimas naquele fatídico minuto 92. Bem... Mas isso agora não interessa nada, este episódio faz-me mas é reforçar é a imprevisibilidade da vida, onde é que, no dia 11 de maio de 2013, eu iria imaginar, que no dia 10 de maio de 2014, iria estar naquela festa mesma festa e naquele mesmo local, a assistir ao mesmo jogo, FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional. E mais... Que aquele jogo não iria servir para nada! Porque isso eu não imaginava mesmo nem há duas semanas atrás porque depois de nos termos sagrado Campeões Nacionais, sempre pensei que a última jornada do campeonato iria estar carregada de simbolismo, mas não... O que aconteceu foi que assisti a um jogo inerte, ausente de todas as emoções próprias de um jogo de futebol e que serviu apenas para cumprir calendário. É giro, a cada dia que passa, nunca sabemos o que é que está reservado para o nosso dia, para a nossa semana, para o nosso ano, para a vida ,e essa imprevisibilidade é absolutamente maravilhosa.
sábado, 10 de maio de 2014
JJ Disse... #16 - Dia Aberto à Comunicação Social, Final da Liga Europa
Na conferência de imprensa integrada no dia aberto à comunicação social, face à participação do Benfica na final da Liga Europa, JJ apresentou-se bem disposto e explorou mais profundamente a temática comportamental.
Há autores que defendem que não se consegue motivar quem não tenha por si próprio motivação para algo, outros autores, com os quais eu me identifico mais, já defendem que a motivação depende do estilo de liderança de quem gere pessoas, e há JJ... JJ decide também acrescentar algo a esta temática:
Continuando na motivação, e quando questionado se a equipa do Benfica estaria mais ou menos motivada este ano, uma vez que ano passado perdeu essa mesma final, JJ disse:
Posso acrescentar um parágrafo ao ponto final?!
JJ recorre à área comportamental para enumerar o que é que se aprende com a presença sistemática em diversas finais, independentemente de se ganhar ou perder...
E agora recorre apenas ao seu ego para dizer:
JJ continua em grande forma.
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Aí Está Ela... Mais Uma Final, Mais Uma Taça.
Ontem na conferência de imprensa que antecedeu o jogo de hoje foi isto:
"Fantasma do ano passado? Mas qual fantasma?! (...) Nós nunca tivemos fantasma nenhuma, pelo contrário... Tivemos foi sempre uma luz que nos guiou para fazer exatamente aquilo que fizemos o ano passado!"
Jorge Jesus
Hoje na flash interview foi assim:
"Ir a uma final é caçar fantasmas? Caçar fantasmas é a gente nunca os ver, nunca chegar lá."
Jorge Jesus
É caso para dizer: "I ain't afraid of no ghost"
Fantasmas à parte, apesar do Rio-Ave ter "acarditado", aí está ela, mais uma final, mais uma taça.
Venham mais duas!!
terça-feira, 6 de maio de 2014
JJ Disse... #15 - Antevisão da Final da Taça da Liga, a Primeira das Três Finais
A conferência de imprensa de JJ de antevisão da Final da Taça da Liga foi uma maravilha e por isso não resisto a deixar o vídeo de toda a conferência de imprensa, mesmo assim, retiro alguns momentos dessa mesma conferência.
Aqui temos o já habitual "JJ filósofo"...
Agora uma estreia, "JJ coach"...
E para terminar...
Obrigada JJ.
Toda a conferência de imprensa é uma verdadeira maravilha mas a partir do minuto 7 é absolutamente imperdível!
De todas as conferências de imprensa de JJ, esta é uma das minhas preferidas, adoro a carga emotiva que JJ coloca na parte final e também gosto da história do jovem adepto, JJ em grande forma.
segunda-feira, 5 de maio de 2014
A Fé Segundo Manuel Forjaz
No último episódio de "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" os filhos de Manuel Forjaz disseram que iriam fechar a página do pai no facebook e, eu decidi então passar por lá para ler com mais atenção os seus posts. Demorei-me um pouco mais sobre um dos posts em que ele fala sobre a fé e transcrevo aqui no blog esse texto.
Hoje o Evangelho é
sobre espalhar a fé. Vou tentar espalhar a minha fé.
1 - A minha fé é absoluta, nasci com fé e nunca duvidei. Não sei explicar. Sempre pensei a minha fé uma sorte, algo imerecida, mas fiquei todo contente quando o meu pároco me disse eu ter sido escolhido. Deus existe, creio e prefiro-o antropomórfico, Jesus Cristo é seu filho e o Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. Embora não perceba muito bem o que é o Espírito Santo. Acho que é a alma, a parte de Deus que está sempre dento de nós. Ou seja todos temos a hipótese de ver Deus dentro de nós. Mas nem todos o fazem, uns por opção, outros por preguiça, outros por soberba, outros por desinteresse.
2 - A minha fé é suportada no Evangelho. O Evangelho ensina-nos coisas incríveis - Que Jesus veio à terra para salvar os pecadores! Que é nossa a opção de fazer o bem e o mal; mas mesmo quando escolhemos o mal, temos dentro de nós a capacidade de o reconhecer, de nos mudarmos e tentar evitá-lo posteriormente;
3 - Acreditar em Deus e Jesus Cristo dá um jeitão e é super conveniente em particular em certos momentos de enorme fragilidade;
4 - Acredito no Céu, na vida eterna e na reunião de todos os que já partiram;
5 - Contornando Descartes e S. Tomás de Aquino, a vida de Jesus Cristo, que sugiro a leitura todos os dias, nunca poderia ser inventada!
6 - Acredito em todos os milagres, mais noutros mil que o homem filho de Deus faz acontecer todos os dias na Terra.
7 - Dos episódios da vida de Jesus o mais importante para mim foi o quando brincava com o pau na areia e um grupo queria apedrejar a mulher adúltera; tento viver esta aprendizagem todos os dias da minha vida; julgue quem está livre de pecado;
8 - É difícil encontrar a fè; mas a leitura diária dos evangelhos é provavelmente o melhor caminho; mesmo que não seja para a encontrar, servirá sempre para fazer de quem a lê uma pessoa melhor;
9 - Não preciso de ver nada, assistir a milagre algum nem que ele me venha falar cara a cara; a vida como a vejo é todo o milagre que preciso para eliminar qualquer dúvida sobre a minha fé; da pintura Francis Bacon, à música de Rachmaninoff passando pela poesia de José Régio...acabando no sorriso dos meus filhos...
10 - Como a fé poderia ajudar tantos....
1 - A minha fé é absoluta, nasci com fé e nunca duvidei. Não sei explicar. Sempre pensei a minha fé uma sorte, algo imerecida, mas fiquei todo contente quando o meu pároco me disse eu ter sido escolhido. Deus existe, creio e prefiro-o antropomórfico, Jesus Cristo é seu filho e o Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. Embora não perceba muito bem o que é o Espírito Santo. Acho que é a alma, a parte de Deus que está sempre dento de nós. Ou seja todos temos a hipótese de ver Deus dentro de nós. Mas nem todos o fazem, uns por opção, outros por preguiça, outros por soberba, outros por desinteresse.
2 - A minha fé é suportada no Evangelho. O Evangelho ensina-nos coisas incríveis - Que Jesus veio à terra para salvar os pecadores! Que é nossa a opção de fazer o bem e o mal; mas mesmo quando escolhemos o mal, temos dentro de nós a capacidade de o reconhecer, de nos mudarmos e tentar evitá-lo posteriormente;
3 - Acreditar em Deus e Jesus Cristo dá um jeitão e é super conveniente em particular em certos momentos de enorme fragilidade;
4 - Acredito no Céu, na vida eterna e na reunião de todos os que já partiram;
5 - Contornando Descartes e S. Tomás de Aquino, a vida de Jesus Cristo, que sugiro a leitura todos os dias, nunca poderia ser inventada!
6 - Acredito em todos os milagres, mais noutros mil que o homem filho de Deus faz acontecer todos os dias na Terra.
7 - Dos episódios da vida de Jesus o mais importante para mim foi o quando brincava com o pau na areia e um grupo queria apedrejar a mulher adúltera; tento viver esta aprendizagem todos os dias da minha vida; julgue quem está livre de pecado;
8 - É difícil encontrar a fè; mas a leitura diária dos evangelhos é provavelmente o melhor caminho; mesmo que não seja para a encontrar, servirá sempre para fazer de quem a lê uma pessoa melhor;
9 - Não preciso de ver nada, assistir a milagre algum nem que ele me venha falar cara a cara; a vida como a vejo é todo o milagre que preciso para eliminar qualquer dúvida sobre a minha fé; da pintura Francis Bacon, à música de Rachmaninoff passando pela poesia de José Régio...acabando no sorriso dos meus filhos...
10 - Como a fé poderia ajudar tantos....
In Página de Manuel Forjaz no Facebook
20 de outubro de 2013
domingo, 4 de maio de 2014
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Senna - The Only One
Fez ontem 20 anos que Senna partiu e deixou entre nós uma saudade imensa, e, ao recordar Senna, a palavra saudade passa para outra dimensão,ela sai da dor que sentimos ao recordar a sua morte tão prematura e viaja para a emoção de viver o valiosíssimo legado que ele nos deixou. Lembro-me perfeitamente do dia em que Senna partiu, lembro-me do acidente que vitimou Roland Ratzenberger nos treinos de qualificação, lembro-me de estar em casa a estudar para a frequência de Física Geral cujo exame iria ter na semana seguinte, lembro-me do acidente de Pedro Lamy logo na partida inicial da corrida, lembro-me do Williams-Renault conduzido por Senna embater contra os muros da curva Tamburrello, lembro-me que o seu corpo permaneceu imóvel dentro do carro após o embate, lembro-me de Schumacher ter ganho a corrida, lembro-me da notícia da morte de Senna, lembro-me do meu irmão a chorar... Passados 20 anos destes estas recordações encontram-se perfeitamente vivas na minha memória.
Apenas Senna conseguiu que uma pessoa como eu, que não ligava, nem liga, nenhuma a Fórmula 1 nem a qualquer outro desporto motorizado, ficasse presa ao ecrã da televisão e se emocionasse com qualquer corrida, desde a primeira até à última volta, em que ele participasse. Senna era único e com ele a Formula 1 ganhou vida, com Senna o desporto foi mais do que aquilo que é hoje ou do que aquilo que foi antes dele e, acredito, do que aquilo que algum dia virá a ser.
Nessa altura eu assistia a uma corrida de Fórmula 1 porque, quando Senna corria, eu não assistia ao desporto em si nem ao imenso talento que ele possuía mas, assistia sim, ao homem que ele era.
Há 23 anos atrás, em 1991 no GP do Brasil, ele mostra ao mundo inteiro que chavões, tão falados nos dias de hoje, como a força de vontade, o quebrar de barreiras, o querer muito um objetivo, o ir mais além, entre outros... São verdades que não existem apenas nos livros. Com essa vitória ele alcança o impossível e personifica a palavra superação.
Já em 1992 arrebata-nos a todos com a sua atitude no momento em que pára o seu carro e socorre Erik Comas que tinha sofrido um grave acidente em pista.
Em 1993, no GP da Europa, conseguimos assistir não ao só ao seu enorme talento mas também a toda a sua capacidade estratégica. Nesse GP, quando a grande maioria dos pilotos rolava em pneus de chuva, ele deslizava em pneus de pista seca num circuito encharcado de água e ultrapassava vários adversários acabando por ganhar a corrida com um carro bastante inferior ao Williams-Renault do seu grande rival de sempre, Alain Prost.
Em 2010, no dia em que Ayrton Senna faria 50 anos, o programa "Top Gear" apresenta uma fantástica reportagem sobre o piloto e, nessa reportagem, os seus autores conseguem mostrar muito daquilo que ele foi e que ainda hoje vive entre todos nós. Gosto particularmente quando, durante essa reportagem, é referido que ele possuía uma talento divino, porque era mesmo isso, ele possuía o talento, mas não era apenas esse talento que o tornava naquela pessoa tão especial, ele irradiava uma luz à qual era impossível ficar indiferente assim como, era impossível ficar indiferente às suas ultrapassagens miraculosas, se houvesse uma oportunidade de ultrapassar o adversário, oportunidade para ele, porque para qualquer outro piloto essa oportunidade não passaria de um buraco negro e fechado, ele não hesitava e seguia em frente, independentemente das consequências que daí pudessem advir.
O seu jeito de criança, a sua rebeldia serena... Meu Deus, tantas coisas que faziam de Senna uma pessoa tão especial.
Senna, 20 anos de saudade.
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Turim, Aqui Vamos Nós... Again!
Mais uma vez, hoje os jogadores do Benfica foram uns verdadeiros guerreiros dentro de campo, jogaram com aquela alma que já há muito nos habituaram, foram enormes!
Tirei esta foto no Benfica 2 - Gil-Vicente 0 e coloca-a aqui hoje porque essa imagem traduz na perfeição o espírito da equipa hoje e ao longo de toda a época.
Juventos Stadium...
Até dia 14!!
Luisão no final do jogo também esteve fantástico.
E depois disto está tudo dito.
Benfica sempre!
domingo, 27 de abril de 2014
sexta-feira, 25 de abril de 2014
JJ Disse... #13
No final do jogo que o Benfica realizou ontem para a Liga Europa, JJ foi confrontado com a opção que tomou por ter colocado Cardozo no onze inicial e ter deixado Lima no banco e, graças a Deus para nós, não resistiu a filosofar. O resultado foi este:
Conclusão... Desenganem-se aqueles que pensavam que o futebol era como a matemática, o futebol é uma ciência... Mas não é uma ciência exata!
quarta-feira, 23 de abril de 2014
O Sonho Desta Mulher
Dizem que o sonho de qualquer mulher não é encontrar o príncipe encantado mas antes comer tudo o que quiser sem engordar. Admito que seria muito agradável, tão agradável que já me estou a imaginar no próximo domingo em frente à televisão, agarrada a um balde de gelado Häagen-Daz, ao mesmo tempo que me emociono com um golo do Luisão e, no fim, em vez da gordura acumulada nas ancas restar apenas a alegria imensa de mais uma vitória do Benfica. Seria maravilhoso... E dito desta forma não seria apenas maravilhoso, seria super maravilhoso... Mas não, esse não é meu sonho. O meu sonho é poder andar o dia inteiro de saltos altos e chegar ao fim do dia como se tivesse andado com as sapatilhas que uso no ginásio. Nem consigo imaginar tal sensação, sem dúvida um sonho...
É que realmente o dia de hoje não foi fácil, eu gosto muito desses Pablo Fuster mas os meus pezinhos, por mais que eu lhes explique, não compreendem porque raio é que eu gosto tanto desses sapatos mas, como quem manda sou eu, eles têm que aguentar.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
JJ Disse... #12 - Especial Benfica-FC Porto - Taça de Portugal 2013/2014
JJ ontem disse tanta coisa boa que é impossível destacar apenas uma frase. Então... Bora lá com isso!
Mas devia... Em jogos contra o FC Porto a probabilidade de tal acontecer é bastante elevada... E... O Benfica está muito forte!
É género a "cabeça pensante" de há uns dias atrás. E não podemos esquecer... O Benfica está muito forte!
Blá, blá, blá... Continuamos naquela que as finais não são para ganhar...
E voltamos ao mesmo...
E já agora... Quantas vezes é que JJ disse "o Benfica está muito forte"? Perdi a conta.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Jamor, Aqui Vamos Nós!!
Hoje de manhã acordo, abro a
janela, sinto a temperatura amena que paira no ar, vejo o sol lindo que brilha
no céu e sou imediatamente resgatada para o Benfica – FC Porto de ontem à noite
que terminou com a vitória do Benfica que, desta forma, carimbou a presença no
Jamor para mais uma final da Taça de Portugal. Há muito tempo que um jogo não
me enchia tanto a alma.
A época que o Benfica está a realizar
está a ser o prolongamento, da melhor maneira possível e imaginária, da época
passada, e, este jogo, conseguiu transmitir tudo aquilo que vivemos nessa época e também tudo aquilo que temos estado a viver este ao longo desta época.
Penso que também por isso este jogo foi tão especial, e apetecia-me desde já fazer o rescaldo de tudo isso, mas ainda não é altura para o fazer, por isso,
hoje vou apenas reportar-me a este jogo para dizer que Benfica ontem, no seu todo, foi muito bravo, os nossos
jogadores conjugaram na perfeição os elementos transpiração e inspiração, e
nenhum destes elementos se sobrepôs ao outro, eles caminharam sempre lado a lado, e a perfeita conjugação desses elementos resultou na demonstração em campo daquela
que é, desde sempre, a verdadeira essência do Benfica.
Isto é paixão, isto é Benfica, e
assim se vê a força do SLB.
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Orgulho!
Orgulho... Sei que não estou a ser nada original mas esta é a palavra certa para transmitir aquilo que eu sinto pelo trajeto que o Benfica fez na UEFA Youth League.
Ontem, não tive oportunidade de ver o jogo em direto, mas hoje, quando cheguei a casa, decidi viajar no tempo e dar um saltinho até Nyon para assistir a essa final que opôs o Benfica ao Barcelona. E gostei, aliás... Gostei imenso, é certo que não existem vitórias morais mas aquilo que o Benfica fez ontem foi absolutamente fenomenal. O jogo deixou-me muito feliz, porque não só pude ver que o Benfica tem jogadores jovens muito talentosos e que alguns deles demonstram já muita maturidade em campo, mas, acima de tudo, porque tive a oportunidade de voltar a ver o futebol no seu estado mais puro, quando tudo é garra, sonho e esperança, características do futebol das camadas jovens, a que eu raramente assisto.
João Nunes, Capitão desta equipa, tem apenas 18 anos mas sabe perfeitamente o que é o Benfica.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Eu Adoro Este Vídeo #8
Manuel Forjaz, igual a si próprio, fala do sentido da vida, e sobre aquilo que cada um quer da vida, e aquilo que cada um deveria querer da vida, ser feliz.
Deste discurso, eu realço três itens que para mim são muito importantes e os quais valorizo imenso, a diferença que deve marcar cada ser humano que habita neste nosso mundo, a importância da escrita, tudo ganha mais poder quando sai da nossa cabeça e passa para o papel, e a necessidade de nunca parar de aprender. Eu adoro este vídeo!
Ah! E já agora... Guiar um Smart é fantástico!
segunda-feira, 7 de abril de 2014
JJ Disse... #11
JJ continua a insistir na ideia da equipa e na cabeça pensante e, hoje, no final do Benfica - Rio-Ave, na habitual conversa que acontece em todos os jogos que o Benfica realiza em casa, quando questionado sobre o facto de André Almeida jogar numa posição que não lhe é habitual disse...
RIP Manuel Forjaz
Estava hoje a tomar o pequeno-almoço quando vejo passar em
rodapé a notícia com a morte de Manuel Forjaz (sim, é verdade, acordei
tardíssimo), achei que poderia haver algum engano e interrompi o pequeno-almoço
logo nesse preciso instante em que vi a notícia e fui até à net pesquisar a
veracidade da notícia, e lá estava ela, nua e crua, é mesmo verdade, morreu Manuel Forjaz. Como é que é possível?! Ainda ontem vi "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" e Manuel Forjaz já tinha algum cabelo... Além disso, ele e o José Alberto Carvalho já tinham planeado o próximo programa, o tema iria ser políticos, eu queria voltar a ouvi-lo para a semana... Eu queria ouvi-lo falar sobre as suas ideias e sobre a maneira como vê a vida durante muito mais tempo. Aqui fica a peça da TVI, que recorre a excertos do primeiro programa "28 Minutos e 7 Segundos de Vida", para dar a notícia da sua morte.
Aqui fica o último programa, cujo tema programa foi a inteligência, gostei particularmente quando falou sobre a inteligência transcendental e como falou de Deus, exprimiu-se de uma maneira como eu tantas vezes gostaria de o ter feito e não fui capaz. Já tenho saudades dos programas que não se irão realizar.
"Posso acabar por morrer da doença, mas a doença não matará a minha vida."
Manuel Forjaz
sexta-feira, 4 de abril de 2014
JJ Disse... #10
Desenganem-se aqueles que pensavam que as finais eram para ganhar... JJ desmistifica isso e, sobre a nuvem negra que estacionou pelas bandas da Luz na época passada, que fez com que o Benfica tivesse perdido todas as finais, diz-nos que, afinal as finais são para disputar e, "um dos dois tem que ganhar... Como é óbvio!"
domingo, 30 de março de 2014
JJ Disse... #9
JJ, quando confrontado com o facto de o Benfica não ter feito um bom jogo frente ao Sporting de Braga, decide invocar a sua já tradicional veia filósofa e, falar das qualidades, além das qualidades técnicas, dos jogadores do Benfica.
terça-feira, 25 de março de 2014
JJ Disse... #8
É já amanhã que o Benfica joga a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e hoje, JJ explicou como é que a equipa consegue estar em quatro frentes (Liga Zon Sagres, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) ao mais alto nível.
Fácil!
sábado, 22 de março de 2014
Síntese da Felicidade
Ainda no rescaldo do Dia Internacional da Felicidade, 20 de março e, terminado há um par de horas o Dia Mundial da Poesia, deixo aqui ficar um mix destes dois dias, um poema que é um hino à felicidade, Síntese da Felicidade do fantástico Carlos Drummond de Andrade.
Desejo a você
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlinhos
Chope com amigos
Crónica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como uma criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um belo chinelo
Sentar uma velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.
(Carlos Drummond de Andrade)
Um montão de coisas boas que nos levam numa terna e duradoura viagem pela felicidade. Assim à primeira vista, acho que trocaria apenas a goiabada por doce de abóbora, e o vinho branco por vinho verde, quanto ao resto, parece-me tudo muito bem.
sexta-feira, 21 de março de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
Um Mês Depois... A Minha Nutella
Este é o estado em que se encontra a minha Nutella, um mês depois de ter aberto o frasco:
Estou com a sensação que não vai ser fácil cumprir objetivo que eu própria tracei... Onde é que eu estava com a cabeça quando decidi que este frasco deveria durar um mês?!
domingo, 16 de março de 2014
Tottenham - Benfica, JJ no Seu Melhor e no Seu Pior
JJ, durante o jogo desta semana, para a Liga Europa, que opôs o Benfica ao Tottenham, voltou a fazer das suas e, se durante imenso tempo, sempre que JJ deu os seus shows, eu gozei quase sempre com as figuras do homem e, como não não queria chorar, não tive outra alternativa que não fosse rir dessas mesmas figuras, mas, desta vez foi de mais, e JJ passou todos os limites do razoável, esta cena é absolutamente deplorável.
Na conferência de imprensa que antecede o jogo entre o Nacional e o Benfica, quando abordado sobre este incidente, JJ disse que não tinha sido obrigado a pedir desculpa a ninguém. Eu concordo que ele não deveria ter sido obrigado a pedir desculpa a Raul José, Shéu e também a Rui Costa, e digo isto porque esse gesto deveria ter partido dele, antes que alguém o obrigasse a fazer, fosse o que fosse, JJ deveria ter abordado os visados e pedido-lhes desculpa pelo sucedido.
Chateia-me imenso, depois de uma grande noite europeia do Benfica, com uma exibição fabulosa da equipa, em que JJ fez um trabalho fantástico na preparação do jogo, estar a falar deste incidente, mas neste caso, era inevitável não o fazer.
E o que dizer da explicação de JJ para o facto de ter mostrado os três dedos a Tim Sherwood e também do desentendimento com o treinador do Tottenham?
Vamos por partes, quando questionado sobre o facto de ter mostrado três dedos a Tim Sherwood, JJ diz:
Esta foi a justificação que JJ deu no final do jogo da Liga Europa, já na conferência de imprensa de antecede o jogo de segunda-feira, JJ disse que se estava a referir ao anterior treinador do Tottenham, o seu amigo André Villas-Boas.
E agora, a justificação de JJ para o desentendimento com Tim Sherwood:
Pronto, poderia ter sido espetacular mas não, foi apenas agradável e bonito...
JJ promete mais desenvolvimentos sobre todas estas situações para a conferência de imprensa que antecede o jogo da segunda-mão entre estas duas equipas, vamos aguardar.
E o que dizer da explicação de JJ para o facto de ter mostrado os três dedos a Tim Sherwood e também do desentendimento com o treinador do Tottenham?
Vamos por partes, quando questionado sobre o facto de ter mostrado três dedos a Tim Sherwood, JJ diz:
Esta foi a justificação que JJ deu no final do jogo da Liga Europa, já na conferência de imprensa de antecede o jogo de segunda-feira, JJ disse que se estava a referir ao anterior treinador do Tottenham, o seu amigo André Villas-Boas.
E agora, a justificação de JJ para o desentendimento com Tim Sherwood:
Pronto, poderia ter sido espetacular mas não, foi apenas agradável e bonito...
JJ promete mais desenvolvimentos sobre todas estas situações para a conferência de imprensa que antecede o jogo da segunda-mão entre estas duas equipas, vamos aguardar.
domingo, 9 de março de 2014
28 Minutos e 7 Segundos de Vida - O Poder
Eu vejo pouquíssima televisão, e quando digo pouquíssima, é pouquíssima mesmo, não tenho paciência, dá-me uma seca brutal. As únicas coisas que eu vejo são futebol, é claro, por norma também vejo as notícias da meia-noite da SIC, e quando tenho tempo, vejo o Masterchef Austrália, o Mais Futebol e, apesar de já ter visto 500 mil vezes, gosto sempre de voltar a rever o Sexo e a Cidade. Esta semana, os meus dias foram bastantes agitados e só ontem, quando cheguei a casa já tarde e tirei os sapatos, é que tive um bocadinho para relaxar, pensei ver um pouco de televisão, passavam cerca de 5 min da uma da manhã quando começo a fazer zapping e paro na TVI 24 no momento em que vejo o José Alberto Carvalho a entrevistar (pensava eu) o Manuel Forjaz, decido estacionar nesse programa e ouvir atentamente a entrevista. Certamente que as pessoas mais atentas do que eu sabem que estou a falar do programa "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" que, pelo que depois pesquisei, estreou este ano, na TVI 24, no dia 26 de fevereiro. O tema do programa, que ontem assisti, foi o poder e, o tema foi abordado da forma como ele deveria ser sempre abordado, foi falado sobre o poder da vontade, e como a vontade é uma energia transformadora, o poder da palavra, o poder do conhecimento, o poder da simplicidade, o poder de servir, estes são poderes que temos dentro de nós e nos ajudam a alcançar o verdadeiro e mais sublime sentido do poder.
Ao longo do programa são falados sobre outros tipos de poder e também de despoder, mas nunca foi falado sobre o poder do dinheiro.
Eu fiquei fã e aconselho todos a assistirem a esta conversa, deixo aqui o link do programa.
segunda-feira, 3 de março de 2014
E o Oscar de Melhor Discurso Vai Para... Jared Leto!
Os Óscares para Melhor Filme e Melhor Realizador não foram atribuídos ao mesmo filme. Eu lembro-me que antes era raro esta situação acontecer, sempre que ouvíamos o nome do Oscar para Melhor Realizador, já sabíamos quem é que iria ganhar o Oscar para Melhor Filme, mas já o ano passado foi assim, Ang Lee ganhou o Oscar de Melhor Realizador com o filme "A Vida de Pi" e o Oscar de Melhor Filme foi para "Argo", aliás, "Argo" nem poderia ganhar na categoria de Melhor Realizador, pois não se encontrava nomeado. Refiro este facto porque não me lembro de anteriormente esta situação acontecer e, agora, acontece dois anos seguidos. Mas bem, vamos ao que interessa, o melhor da noite, o discurso de Jared Leto. A primeira estatueta da noite atribuída nesta edição dos Óscares foi a de Melhor Ator Secundário, ganha por Jared Leto, pelo seu desempenho em "Clube de Compras Dallas", e o rapaz fez um discurso do caraças, logo no inicio do espectáculo ele elevou bem alto a fasquia dos discursos mas, nenhum dos galardoados que veio a seguir a ele o conseguiu superar, então, atribuo o Oscar de Melhor Discurso Discurso (pode ser um daqueles Óscares que se vendem nas lojas de brindes) a Jared Leto.
sábado, 1 de março de 2014
A Maldição de Béla Guttmann
Foi ontem inaugurada, no Estádio da Luz, uma estátua de Béla Guttmann.
Só tenho a acrescentar o seguinte: só agora é que explicam??!
"Só quem está cá dentro, no Benfica é que pode saber o que é mística. Não há nenhum clube do mundo com mística igual à do Benfica."
Béla Guttmann
Ao que parece, a ideia da estátua é levar Béla Guttman para o Estádio da Luz de maneira a quebrar a maldição que treinador húngaro lançou quando disse que o Benfica não iria ganhar nenhuma competição europeia em 100 anos, Béla Guttmann chegou mesmo a ir mais longe ao afirmar que sem ele o Benfica nunca mais iria ganhar nenhuma Taça dos Campeões Europeus. Eu, desde que me conheço como benfiquista, ou seja, desde sempre, que me lembro de ouvir esta história e ficar com o coraçãozito apertado a fazer contas ao mesmo tempo que constato quão velha irei ser quando a maldição terminar, chego mesmo a equacionar se, com mais de 80 anos, iria ter forças, ou não, para andar pelas ruas a festejar até ao nascer do sol, uma vitória europeia do Benfica.
Pois é... Anda aqui uma pessoa, anos a fio, a fazer contas e mais contas, quando vem José Augusto e diz que afinal não é nada assim, ouçam o que o senhor diz no vídeo.
Só tenho a acrescentar o seguinte: só agora é que explicam??!
"Só quem está cá dentro, no Benfica é que pode saber o que é mística. Não há nenhum clube do mundo com mística igual à do Benfica."
Béla Guttmann
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
No Baú das Minhas Revistas #8
Há 25 anos atrás...
"A Bola Magazine" n.º 21 / fevereiro 1989
"A Bola Magazine" n.º 21 / fevereiro 1989
Em tempo de Carnaval, alguns dos brasileiros do nosso campeonato, da esquerda para a direita e a começar por cima: Duílio, Ricardo Gomes, Paulinho Cascavel, Douglas, João Luís e Mozer.
Uma reportagem sobre o bingo. Quem, com mais de 30 anos, nunca frequentou o bingo e não se lembra daquelas salas irrespiráveis com tanto fumo de tabaco?! Acho que ninguém.
Diamantino, até aqui tudo bem...
Mas, como estamos nos anos 80, agora sim, Diamantino! Belos sobretudos que ele e a esposa têm.
Recordar Gullit de bigode e com quase mais cabelo do que eu.
Esta reportagem é feita junto de mulheres italianas e elas referem que Gullit é sexy e atraente e o nome de Futre também aparece na reportagem porque também é considerado sexy pelas mulheres italianas.
O nosso campeonato, à 23ª jornada o Benfica era líder com mais 3 pontos que o FC Porto.
A trupe da capa, tenho que realçar o Ricardo Gomes e o Mozer, adoro o Luisão e o Garay mas, estes dois, foram a melhor dupla de centrais que eu vi atuar no Benfica.
Aurora Cunha e o marido.
Este Paris-Dakar tem história, transcrevo:
"Ickx parou o seu carro apenas a trinta metros da última meta. Ostensivamente a trinta metros... Desligou o motor do Peugeot 405, tirou o capacete e disse a si próprio «cá para mim ganhei!» e... Ficou à espera, não por acaso exactamente diante dos holofotes de televisão... Esperou bons minutos, viu Vatanen, fez-lhe o seu característico sorriso tímido... - e Vatanen sentiu, gelado por dentro, que aquela era a última provocação do seu colega-rival, a resposta de Ickx à grande zanga da véspera, lançada pelo descontrolado finlandês. Muito objectivamente, Ickx dizia-lhe: «como vês, ganhas porque eu deixo!».
Subscrever:
Mensagens (Atom)