quinta-feira, 18 de abril de 2013

Abraham Lincoln - Uma História de Inspiração

Ter visto o "Lincoln" no cinema fez-me recordar a história deste homem extraordinário. A história de vida de Abraham Lincoln é apaixonante e, apesar de saber antecipadamente que o filme descreve apenas os seus últimos quatro meses de vida, não poderia deixar de o ver. O filme retrata a forma como Lincoln faz a gestão entre a guerra civil americana e a sua intenção em abolir a escravatura através da aprovação da 13ª emenda pelo Senado. E o que eu posso dizer sobre isto é que só alguém com uma visão estratégica única seria capaz de fazer essa gestão de forma tão brilhante como ele o fez.
Apesar de admirar imenso a inteligência estratégica de Abraham Lincoln o que mais me impressiona neste homem é a incapacidade por ele demonstrada, ao longo de toda a sua vida, em conjugar o verbo desistir. A sua vida é feita de falhanço atrás de falhanço mas nenhum desses falhanços o impediu de continuar a caminhar sem perder de vista o seu foco, a sua resiliência é absolutamente fantástica. Muitos de nós desistimos ao fim do primeiro falhanço, a maioria desiste ao fim de alguns falhanços e, alguns, mesmo exaustos de lutar, cansados e no limite das suas forças vão até ao fim e continuam a perseguir os seus sonhos e a caminhar na sua direção porque têm a coragem de não abdicar de viver.
Lincoln teve uma infância difícil, os seus pais eram analfabetos e também teve uma educação pouco cuidada. Já jovem, aos 21 anos, não quis trabalhar na lavoura e tentou ser comerciante mas a sua loja faliu. Tentou os correios, o levantamento topográfico e a engenharia mas todas as suas tentativas saíram falhadas e então, voltou a tentar a agricultura, mas teve que vender todos os equipamentos para pagar as suas dívidas. Aos 23 anos candidatou-se à Assembleia Legislativa de Illinois mas foi derrotado, voltou a tentar os negócios e faliu novamente. Após tudo isto perguntamo-nos, eu pergunto-me, como é que alguém tem capacidade para continuar a lutar, para tentar mais alguma coisa na vida e acreditar que o próximo passo vai dar certo. De certeza que Abraham Lincoln teve momentos em que quis desistir e deixou de acreditar nele próprio mas não se deixou vencer por esse sentimento e continuou a lutar. Em 1834 voltou a candidatar-se à Assembleia Legislativa de Illinois e ganhou. Durante o seu segundo mandato começou a estudar Direito por ele próprio, concentrou-se nos manuais jurídicos e em 1836, aos 27 anos de idade, ficou aprovado nos exames. Tornou-se um advogado muito reconhecido, deu sempre primazia à defesa dos mais desfavorecidos. O pormenor com que ele ganha um célebre processo do foro criminal é absolutamente delicioso: defendeu o seu cliente da acusação de assassinato com a ajuda de um almanaque que provava que, sendo noite de lua nova, e consequentemente estando a noite muito escura, a testemunha do crime não poderia ter presenciado esse mesmo crime claramente. Ainda durante este período  a sua namorada morreu e ele teve um colapso nervoso, passou seis meses acamado.
Os anos seguintes foram feitos de derrotas e de alguns sucessos, e foram essas derrotas e esses sucessos que o levaram a que em 1860, com 51 anos de idade, Abraham Lincoln se tornasse no 16º Presidente dos Estados Unidos da América.
A história de vida de Abraham Lincoln é uma fonte de inspiração, faz-nos acreditar na força do ser humano, faz-nos sentir comprometidos com a vida e com os nossos sonhos, tantas vezes esquecidos.

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz."
Abraham Lincoln


3 comentários:

  1. Amiga, surpreendes-me a cada dia que passa!
    Beijinhos, Catarina Lucas :)***

    ResponderEliminar
  2. Hello Margarida,

    Mto bem estás no bom caminho!
    Quem cria um blog pode bem pilotar a organização de uma jantarada!

    Bjitos
    Carlos Lopes

    ResponderEliminar