segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Fé Segundo Manuel Forjaz

No último episódio de "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" os filhos de Manuel Forjaz disseram que iriam fechar a página do pai no facebook e, eu decidi então passar por lá para ler com mais atenção os seus posts. Demorei-me um pouco mais sobre um dos posts em que ele fala sobre a fé e transcrevo aqui no blog esse texto.

Hoje o Evangelho é sobre espalhar a fé. Vou tentar espalhar a minha fé.

1 - A minha fé é absoluta, nasci com fé e nunca duvidei. Não sei explicar. Sempre pensei a minha fé uma sorte, algo imerecida, mas fiquei todo contente quando o meu pároco me disse eu ter sido escolhido. Deus existe, creio e prefiro-o antropomórfico, Jesus Cristo é seu filho e o Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. Embora não perceba muito bem o que é o Espírito Santo. Acho que é a alma, a parte de Deus que está sempre dento de nós. Ou seja todos temos a hipótese de ver Deus dentro de nós. Mas nem todos o fazem, uns por opção, outros por preguiça, outros por soberba, outros por desinteresse.

2 - A minha fé é suportada no Evangelho. O Evangelho ensina-nos coisas incríveis - Que Jesus veio à terra para salvar os pecadores! Que é nossa a opção de fazer o bem e o mal; mas mesmo quando escolhemos o mal, temos dentro de nós a capacidade de o reconhecer, de nos mudarmos e tentar evitá-lo posteriormente;

3 - Acreditar em Deus e Jesus Cristo dá um jeitão e é super conveniente em particular em certos momentos de enorme fragilidade;

4 - Acredito no Céu, na vida eterna e na reunião de todos os que já partiram;

5 - Contornando Descartes e S. Tomás de Aquino, a vida de Jesus Cristo, que sugiro a leitura todos os dias, nunca poderia ser inventada!

6 - Acredito em todos os milagres, mais noutros mil que o homem filho de Deus faz acontecer todos os dias na Terra.

7 - Dos episódios da vida de Jesus o mais importante para mim foi o quando brincava com o pau na areia e um grupo queria apedrejar a mulher adúltera; tento viver esta aprendizagem todos os dias da minha vida; julgue quem está livre de pecado;

8 - É difícil encontrar a fè; mas a leitura diária dos evangelhos é provavelmente o melhor caminho; mesmo que não seja para a encontrar, servirá sempre para fazer de quem a lê uma pessoa melhor;

9 - Não preciso de ver nada, assistir a milagre algum nem que ele me venha falar cara a cara; a vida como a vejo é todo o milagre que preciso para eliminar qualquer dúvida sobre a minha fé; da pintura Francis Bacon, à música de Rachmaninoff passando pela poesia de José Régio...acabando no sorriso dos meus filhos...

10 - Como a fé poderia ajudar tantos....



In Página de Manuel Forjaz no Facebook
20 de outubro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário