quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

No Baú das Minhas Revistas #7

Há 22 anos atrás...

"A Bola Magazine" n.º55 / dezembro 1991


Rui Bento na capa depois da derrota em Kiev para a Taça dos Campeões Europeus.


Mirandela da Costa, Diretor geral dos Desportos, à data, dá a conhecer o empreendimento para o Jamor, tal como o conhecemos hoje.


A rubrica, "As Mulheres Deles" com Maria João, mulher de Eduardo Luís, ex-futebolista do FC Porto, fala, entre outras coisas, da mágoa por Eduardo Luís ter sido dispensado do FC Porto após ter sofrido uma grave lesão ao serviço do clube.


Um breve olhar sobre o Campeonato Nacional, em que Benfica, Guimarães e FC Porto, comandavam, todos com 19 pontos, parecem poucos pontos mas na altura a vitória ainda valia 2 pontos.


A referência à jornada inaugural da fase de grupos da Taça dos Campeões Europeus, simultâneamente a última edição com este nome e a primeira jogada dividindo as equipas em grupos.
O Benfica, após ter eliminado o Arsenal naquele épico jogo em Londres que terminou com 3-1 para o Benfica, após prolongamento, perdeu o primeiro jogo da fase de grupos em Kiev, com o Dínamo local, por 1-0 num jogo de má memória para Rui Águas, fez o passe que deu origem ao golo do Dínamo de Kiev e foi substituído do jogo devido a uma lesão grave.  
Nesta imagem temos o "Barbas", com uma barba consideravelmente mais pequena do aquela que tem agora, e o taxista Máximo.


"Jogadores da Nova Geração", com Rui Bento.


No apuramento da Seleção Portuguesa para o Europeu de 1992, a primeira vitória de Portugal (1-0), em jogos oficiais, sobre a Grécia. Infelizmente, ainda hoje continua a ser a única vitória...


Cavaco, Soares e... Pinto da Costa - Tão parecidos que eles são... Passo a citar:
"Soares, Cavaco ou Pinto da Costa não perdem uma eleição há muito, sejam quais forem os escândalos que os pudessem ter beliscado. Em resumo, neste jogo das 'campanhas de descrédito'... Em geral, só os 'peões' de menor importância - uns guardas fiscais, uns agentes da judiciária, uns funcionários públicos, uns 'políticos' de 3ª ordem - são verdadeiramente incomodados. É certo que alguns jornalistas que julgavam vir a emparceirar com os seus colegas que passaram a nu o Watergate, já devem ter perdido todas as esperanças. Mas ninguém os mandou nascer num país que teria passeado Nixon em triunfo pela Avenida da... Liberdade." Pois é - é Portugal...



Futre, nos seus tempos de Atlético de Madrid, no seu Porsche amarelo. 


Um poster com João Pinto quando ainda estava no Boavista.

Sem comentários:

Enviar um comentário