quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Anderlecht 2 - Benfica 3

O jogo de hoje teve três coisas boas:
1. O resultado
2. O maravilhoso lance do Gaitán que deu origem ao 2-1
3. And last but not least... O Pedro Henriques não comentou o jogo


Bem sei que hoje fez-se história, o Benfica foi a primeira portuguesa equipa a ganhar ao Anderlecht no Constant Vanden Stadium, o Benfica demonstrou um enorme espírito de sacrifício, sim, é verdade... Mas jogámos contra o Anderlecht!! Uma equipa que está a anos-luz do Benfica! E então, para o jogo de hoje,  eu acho que tudo isso é muito pouco. O Anderlecht deixou em campo toda a garra, todo o querer e toda a vontade de ganhar o jogo, e deixou tudo isso em campo porque o Benfica permitiu .
Eu quero tanto, tanto, enganar-me, mas eu não acredito que o Benfica se apure para os "oitavos" da Champions, e este sentimento não se deve à desolação do jogo de hoje e muito menos ao facto de não acreditar que o Benfica possa ganhar ao PSG em casa, porque, independentemente de tudo, eu acredito sempre na minha equipa, no meu Benfica, mas deve-se ao facto de não acreditar que o Olympiacos, a precisar de ganhar para se apurar para os "oitavos" da Champions, possa ceder pontos em casa. Talvez a última esperança seja o Roberto, pode ser que esteja num dos seus dias...



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Zorro

Chegou hoje às lojas o segundo volume do álbum “Voz e Guitarra”, já ouvi algumas músicas e gostei bastante. Para mim, a beleza destes álbuns, reside na clareza com que as letras são expostas permitindo dessa forma desfrutar da excelência dos seus poemas.
Há uma música do primeiro álbum, editado em 1997, que gosto particularmente, “Zorro”, com a voz do Luís Represas e guitarra do João Gil e Rui Veloso.
Não encontrei nenhum vídeo da música original do álbum "Voz e Guitarra 1" por isso, em vez de deixar algo próximo do original, deixo antes uma verdadeira pérola, o Luís Represas a abrilhantar o Festival da Canção 2001 ao som  de “Zorro”... Mas atenção: Luís Represas não concorreu ao Festival da Canção! Foi apenas "fazer uma perninha"… E é sempre bom recordar o Festival da Canção…


Esta música tem uma letra absolutamente deliciosa, e não é por causa daquela cena de “ter o Benfica todo nos meus pés”, toda a letra em si que está revestida de pormenores giríssimos.

Zorro

Eu quero marcar um Z dentro do teu decote
Ser o teu Zorro de espada e capote
P'ra te salvar à beirinha do fim
Depois, num volte face vestir os calções
Acreditar de novo em papões
E adormecer contigo ao pé de mim
Eu quero ser para ti a camisola dez
Ter o Benfica todo nos meus pés
Marcar um ponto na tua atenção
Se assim faltar a festa na tua bancada
Eu faço a minha última jogada
E marco um golo com a minha mão
Eu quero passar contigo de braço dado
E a rua toda de olho arregalado
A perguntar como é que conseguiu
Eu puxo da humildade da minha pessoa
Digo da forma que menos magoa
"Foi fácil, ela é que pediu."

domingo, 24 de novembro de 2013

O Marketing e Eu

Eu não sou sensível ao marketing, a técnicas de marketing e afins, exceto quando o marketing apela aos sentimentos, aí é diferente, deixo-me envolver pela campanha e quando vou a ver… Já era. Assim aconteceu com a Nutella, há anos que não cometia o pecado de comer Nutella com bolachas de água e sal, como tanto gosto, acabei por encomendar uma etiqueta com o meu nome, que o correio já entregou em minha casa, e agora não me resta mais nada que não seja comprar o frasco de Nutella e trocar a etiqueta, estou perdida! Outra campanha que eu adoro é a da Milka, e tenho imenso pena que não esteja disponível em Portugal porque, apesar do meu chocolate preferido ser sem sombra de dúvida o da Lindt, eu compraria Milka só pelo prazer de oferecer o último quadradinho a alguém especial. Resumindo, o marketing que apela aos sentimentos faz de mim “gato e sapato”.

Até há relativamente pouco tempo esta era a relação que eu tinha com o marketing, derreter-me sempre que surgia uma campanha que apelasse aos sentimentos. Mas, neste momento, já não é bem assim, essa relação está a evoluir, e está a evoluir porque tive que incluir um capítulo sobre marketing na minha tese de mestrado. Esse capítulo, ao contrário dos outros que não paravam de engordar, teimava em não avançar, ainda tive a ideia de pedir ao meu irmão, que adora marketing e tem formação académica nessa área, que me fizesse esse capítulo, mas é claro não foi além disso, uma ideia tonta e estúpida pois, para mim, é muito importante que aquilo que eu faço tenha o meu cunho pessoal e que espelhe aquilo que eu sou. Apesar de não lhe ter pedido fosse o que fosse, ele teve um papel muito importante na elaboração desse capítulo pois emprestou-me um livro, Marketing 3.0 do Philip Kotler, que não só foi importante para a minha tese como também gostei muito de o ler e fez com que mudasse um pouco das ideias que eu tinha relativamente ao marketing. O livro é muito bom, fala sobre a evolução do marketing e também dessa proximidade, que eu tanto aprecio, que o marketing deve ter com o consumidor. Gostei, recomendo, e acredito que outras pessoas que também não tenham essa sensibilidade para o marketing possam sentir-se inspiradas por um livro que vai muito além dos conceitos básicos de marketing.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Eu Adoro Este Vídeo #2

Faz hoje sensivelmente dois anos que Carlos Martins marcou um dos golos mais bonitos e emocionantes da sua carreira. Este golo, que é um verdadeiro hino ao futebol, transporta para dentro de campo toda  a emoção vivida  pelo futebolista numa fase da sua vida. Eu adoro este vídeo.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Eu Nem Nunca Gostei de Pepsi

Sobre o mau gosto da campanha da Pepsi sueca, acho nada há a dizer, as imagens falam por si.

Sobre a Pepsi, o que eu tenho vontade de perguntar é se alguém, algum dia da sua vida, pelo menos no seu perfeito juízo, pediu uma Pepsi em vez de uma Coca-Cola?! Acho que a resposta é óbvia...

As fotos da Pepsi sueca:






E as fotos que encontrei na net, em resposta a essa campanha da Pepsi sueca:








 É só ter um bocadinho de paciência que de certeza que vão aparecer mais coisas giras.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Força Portugal!

Está quase a começar o Portugal - Suécia e, como se não bastasse ser um jogo do playoff que dá acesso ao Mundial jogado no próximo ano no Brasil, é também um jogo que coloca frente a frente dois dos melhores jogadores do mundo e, que ainda por cima estão num momento de forma fantástico: o nosso Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic.


O estádio está lindo e o ambiente espetacular. Força Portugal!


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Golaço de Matic Candidato a Golo do Ano!

Golaço de Matic frente ao FC Porto candidato a golo do ano!


Ok... Os outros também não estão mal...


Mas o golo do Matic é nosso e por isso será sempre o melhor!!

domingo, 10 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago: Rescaldo, Fotos e Outras Coisas

Terminei o Caminho de Santiago e os meus pulmões ainda não perceberam muito bem o que é que se passou com eles durante quase uma semana. Desfrutei da peregrinação ao máximo, é tão lindo fazer um percurso cuja maneira de chegar ao destino é seguir setas e conchas, há um Q de poesia a envolver toda a experiência. O Caminho é muito diversificado, anda-se por entre montanhas e florestas, atravessa-se pontes romanas, passa-se no meio de aldeias, caminha-se lado a lado com a linha do comboio, encantador. Mas não são só as paisagens que fazem deste Caminho aquilo que ele é, é impossível não destacar a simpatia dos galegos, claro que acho que ser peregrino ajuda imenso, mas também acredito que eles sejam genuinamente assim.
Fiquei em sítios lindíssimos e, depois de deixar a minha tralha no albergue, aproveitei sempre para dar uma voltinha pelas cidades, de todos os locais onde fiquei aquele que mais gostei foi Padrón, a arquitetura é parecida com as restantes cidades mas aquele passeio cheio de árvores junto ao rio, Paseo del Espolón, e a Puente de Santiago dão um pouco de magia aquele lugar. Aconselho firmemente a quem fizer o Caminho de Santiago, que não deixe de passar pelo café do Pepe, Cafeteria Don Pepe II, o espaço é muito giro e ele é cá uma figura, eu tomei lá o pequeno-almoço e saí logo mais bem-disposta para a minha caminhada rumo a Santiago.
A chegada a Santiago é qualquer coisa, entrar na cidade, ver a Catedral tão perto mas tão longe, querer chegar lá o mais rapidamente possível, entrar na zona histórica e finalmente a Catedral. Objetivo cumprido! Outro sentimento fantástico é aquele que participar na missa do peregrino nos transmite, é muito giro encontrar dentro da Catedral pessoas que encontramos pelo meio do Caminho ou que nos fizeram companhia nos albergues.
Nesta minha jornada encontrei duas grandes dificuldades: a maior, e que ninguém pode controlar, foi sem sombra de dúvida o tempo, chuva, chuva e mais chuva, o sol brilhou apenas no primeiro dia, e no último dia apenas a espaços, da próxima vez que fizer a caminhada tenho que pedir uma cunha a São Pedro. A outra dificuldade foi o equipamento que levei, uma mochila da escola, a mesma roupa e sapatilhas que uso no ginásio e um impermeável dos que sai nos brindes, deveria ter preparado o equipamento a contar com chuva e não o fiz. Mas, independentemente de tudo isso, valeu mesmo a pena. 


Tive que passar por cima desse pequenino tronco para prosseguir o Caminho, há uns tempos atrás, se quisesse tirar o curso de equilibrista, talvez conseguisse equivalência...


Singing in the rain, se eu tivesse vontade de cantar, é claro!!


Tentativa inglória de remediar os estragos do dilúvio que se abateu sobre a Galiza no meu segundo dia de Caminho. 


A refeição decente de toda a viagem: uma maravilhosa parrillada de verduras gratinadas.


Já só faltam 5 km!


Na Catedral! Objetivo cumprido!


Vou ter que atualizar o meu currículo.


P.S. - Foi tão bom chegar a Portugal e assistir ao fenomenal Benfica 4 - Sporting 3!!

"O caminho faz-se caminhando."
António Machado

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago: Objetivo Cumprido!

Objetivo cumprido, à chuva, como não poderia deixar de ser, e sem bolhas nos pés, a parte boa. Cheguei a Santiago. E como é boa a sensação de cumprir objetivos, mesmo que eles sejam pequenos, quando se cumpre um objetivo pequeno tem-se a certeza que se cumpre também os grandes objetivos, ou talvez nem sequer faça sentido dividir os objetivos em "grandes" e "pequenos", são apenas objetivos, e todos eles existem para serem cumpridos.
Hoje, no albergue durante o jantar, se é que se pode chamar jantar a duas bananas e dois iogurtes, conversava com uma rapariga americana que fez o caminho francês e ela dizia o mesmo que o português ontem, sim, chegou a Santiago, mas ainda há tanto para ver, o mundo é tão grande, porquê parar agora?! Para ela esta foi apenas mais uma etapa cumprida daquele que é o seu objetivo, ela vai prosseguir para Lisboa passando ainda por Fátima. Não tinha noção que havia tanta gente a pensar assim, o meu objetivo era fazer o Caminho de Santiago e este objetivo está cumprido. Amanhã vou buscar a minha Compostela, vou à missa do peregrino, vou conhecer um pouco da cidade e regresso a Portugal.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago - Dia #4

Padrón
A chuva abrandou um pouquinho, mas o dia  continua e cinzento e chuvoso e já se começa a sentir aquele frio húmido a tocar no rosto à medida que se caminha. Andei a passear pela cidade e, apesar de nem em ritmo de passeio deixar de caminhar à chuva, achei a cidade muito bonita. Fui visitar a Igrexa de Santiago e ainda fui a tempo de assistir à missa, fiquei tão contente por ver uma imagem de Nossa Senhora de Fátima num dos altares, um bocadinho de Fátima, de Portugal, que chega a todo o mundo e, neste caso a Padrón, Espanha.
O albergue é muito bonito, é muito rústico, ainda mais rústico do que o do Redondela, hoje, pela primeira vez temos a companhia de um português no albergue,  este português saiu do Porto até Santiago e neste ponto está a fazer o caminho inverso até Fátima, está a andar há 32 dias e, segundo o próprio, ainda tem mais 20 dias pela frente. Ele acha que a chegada a Santiago é um misto de emoções, se por um lado existe o sentimento de dever cumprido, por outro lado tem a tristeza de o Caminho até Santiago chegar ao fim, talvez por isso ainda sinta a necessidade de prosseguir com mais um objectivo. Para mim, esta é a primeira vez que eu faço este Caminho e, penso que quando chegar a Santiago vou sentir apenas a alegria de ter superado tantas etapas e de concretizar o objetivo de chegar ao destino.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago - Dia #3

Hoje acordei e tudo continuava molhado, a roupa,  a mochila, as sapatilhas, a Credencial do Peregrino, tudo... Estive no secador de mãos da casa de banho a secar as duas notas de 10 € que trazia comigo, nada secou durante a noite. Às vezes uma pessoa esquece-se que não tem tudo controlado, e é claro que a ninguém controla a natureza.  Ontem, passado pouco tempo de começar a andar, em cada um dos meus pés nasceu uma mini piscina, durante algum tempo carreguei às minhas costas o peso que trouxe de Portugal, e, como a chuva achou que eu ainda não estava no meu limite, decidiu sobrecarregar o meu peso, tinha razão, mesmo mais pesada consegui fazer a minha caminhada. Cheguei ao albergue  cheia de frio e "molhada até aos ossos". O meu companheiro de viagem foi logo tomar banho, tentei fazer o mesmo mas a minha toalha estava tão molhada que foi impossível concretizar logo essa vontade de me enfiar imediatamente debaixo de um chuveiro de água quente e confortar o corpo e a alma. Despi a roupa e embrulhei-me no meu saco cama na tentativa de aquecer-me um pouco, uma peregrina brasileira extremamente simpática e viu-me naquele estado e, depois de lhe explicar a situação, ela não esperou nem 1 min, pegou logo na minha toalha e foi secá-la no secador de mãos, não ficou perfeita, mas foi o suficiente para que eu tivesse entrado logo no chuveiro e tomado o tão desejado banho de água quente.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago - Dia #2

I'm singing in the rain... Bem podia ser o título do dia de hoje. São apenas 15 km, aqueles que ligam Porriño a Redondela, mas apesar do troço que une estes dois pontos ser bastante fácil, foram 15 km duríssimos, esteve a chover durante todo o caminho, e não foi chuva a brincar, foi chuva mesmo a sério, talvez a brincar tenha sido apenas o vento. Cheguei ao albergue e tomei um banho quente mas mesmo assim continuo exausta. E pior... Parece que amanhã a chuva vai continuar....

domingo, 3 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago - Dia #1

Estou no albergue de Porriño, pelo que diz na Credencial do Peregrino, de Tui a Porriño são 14 km, de Valença, o lugar de onde parti, até Tui, não sei quantos km são, devo ter feito cerca de 20 km no total. Estou um bocadinho cansada, mas nada de mais. O caminho é lindo, passa-se por sítios de verdadeira beleza, a dificuldade que encontrei  foi no facto de ter vindo de sapatilhas, encontra-se muita lama durante parte do caminho e isso valeu-me algumas escorregadelas.

sábado, 2 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago

Vou fazer o Caminho de Santiago a pé, já há algum tempo que andava a pensar nisso mas nunca consegui concretizar esta minha vontade. Todos precisamos de momentos como os que esta viagem vai proporcionar, momentos que permitam cansar o corpo, lavar a alma e libertar o espírito. Tenho a sensação que, quando entrar nesta jornada, irei mergulhar no infinito e entrar numa outra dimensão longe de tudo o que me rodeia.
Parto hoje de Coimbra até Valença, onde irei passar a noite, amanhã de manhã faço-me à estrada.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Amor Irracional e o Benfica

O amor, seja pelo que for, não se escolhe, o amor é irracional, e graças a Deus que assim o é, porque se assim não fosse perderíamos todas as sensações, boas e más, que a vida transmite e tudo não passaria de uma grande chatice. Quem é que quer viver uma vida sem paixão e sem emoção?! Eu acho que ninguém. E digo isto porque acabou de se jogar mais uma partida entre o meu Benfica e o clube da minha cidade, a Académica, e, cada vez que há um jogo entre estes dois clubes alguns dos meus amigos têm sempre que me moer a cabeça por eu torcer pelo Benfica. Mas, se eu sou do Benfica, por quem é que eu haveria de torcer?! Eles acham que como eu sou natural de Coimbra e ainda por cima estudei na Universidade de Coimbra deveria ser adepta da Académica, porque acham que toda a gente devia ser adepta do clube da sua terra. Ora é aí que entra a cena do amor ser irracional, eu não compreendo porque é que alguém está destinado a ser de um certo clube só porque se nasceu num determinado lugar, isso é o amor racional, Deus nos livre! Eu não sei porque é que sou do Benfica, eu só sei que adoro o Benfica e que nunca poderia ser de outro clube, não sei porquê, mas sei que é assim.