domingo, 10 de novembro de 2013

A Caminho de Santiago: Rescaldo, Fotos e Outras Coisas

Terminei o Caminho de Santiago e os meus pulmões ainda não perceberam muito bem o que é que se passou com eles durante quase uma semana. Desfrutei da peregrinação ao máximo, é tão lindo fazer um percurso cuja maneira de chegar ao destino é seguir setas e conchas, há um Q de poesia a envolver toda a experiência. O Caminho é muito diversificado, anda-se por entre montanhas e florestas, atravessa-se pontes romanas, passa-se no meio de aldeias, caminha-se lado a lado com a linha do comboio, encantador. Mas não são só as paisagens que fazem deste Caminho aquilo que ele é, é impossível não destacar a simpatia dos galegos, claro que acho que ser peregrino ajuda imenso, mas também acredito que eles sejam genuinamente assim.
Fiquei em sítios lindíssimos e, depois de deixar a minha tralha no albergue, aproveitei sempre para dar uma voltinha pelas cidades, de todos os locais onde fiquei aquele que mais gostei foi Padrón, a arquitetura é parecida com as restantes cidades mas aquele passeio cheio de árvores junto ao rio, Paseo del Espolón, e a Puente de Santiago dão um pouco de magia aquele lugar. Aconselho firmemente a quem fizer o Caminho de Santiago, que não deixe de passar pelo café do Pepe, Cafeteria Don Pepe II, o espaço é muito giro e ele é cá uma figura, eu tomei lá o pequeno-almoço e saí logo mais bem-disposta para a minha caminhada rumo a Santiago.
A chegada a Santiago é qualquer coisa, entrar na cidade, ver a Catedral tão perto mas tão longe, querer chegar lá o mais rapidamente possível, entrar na zona histórica e finalmente a Catedral. Objetivo cumprido! Outro sentimento fantástico é aquele que participar na missa do peregrino nos transmite, é muito giro encontrar dentro da Catedral pessoas que encontramos pelo meio do Caminho ou que nos fizeram companhia nos albergues.
Nesta minha jornada encontrei duas grandes dificuldades: a maior, e que ninguém pode controlar, foi sem sombra de dúvida o tempo, chuva, chuva e mais chuva, o sol brilhou apenas no primeiro dia, e no último dia apenas a espaços, da próxima vez que fizer a caminhada tenho que pedir uma cunha a São Pedro. A outra dificuldade foi o equipamento que levei, uma mochila da escola, a mesma roupa e sapatilhas que uso no ginásio e um impermeável dos que sai nos brindes, deveria ter preparado o equipamento a contar com chuva e não o fiz. Mas, independentemente de tudo isso, valeu mesmo a pena. 


Tive que passar por cima desse pequenino tronco para prosseguir o Caminho, há uns tempos atrás, se quisesse tirar o curso de equilibrista, talvez conseguisse equivalência...


Singing in the rain, se eu tivesse vontade de cantar, é claro!!


Tentativa inglória de remediar os estragos do dilúvio que se abateu sobre a Galiza no meu segundo dia de Caminho. 


A refeição decente de toda a viagem: uma maravilhosa parrillada de verduras gratinadas.


Já só faltam 5 km!


Na Catedral! Objetivo cumprido!


Vou ter que atualizar o meu currículo.


P.S. - Foi tão bom chegar a Portugal e assistir ao fenomenal Benfica 4 - Sporting 3!!

"O caminho faz-se caminhando."
António Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário