quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Futebol e Eu, o Benfica

Eu adoro futebol e adoro o meu clube, o meu Benfica. Quando decidi criar o meu blog  sabia perfeitamente que iria escrever sobre futebol e sobre o Benfica algumas vezes, a minha paixão é tão grande que seria inevitável não falar sobre o tema, mas, quis tardar ao máximo esse momento. Hoje, o dia seguinte ao Benfica ter perdido 2 pontos para a Liga e consequentemente a situação confortável que tinha em termos pontuais na classificação, é o momento ideal.
Futebol é espetáculo, futebol é paixão, futebol é magia dentro de quatro linhas… É o remate a rasar a barra, é o penalty que o guarda-redes defende, é o passe bem medido a rasgar o campo, é a defesa impossível do guarda-redes, é a bola no poste, é o golo de levantar o estádio. Sem dúvida, futebol é espetáculo e paixão, e a paixão pelo futebol não se explica, sente-se. Paixão irracional, dizem uns, mas o ser humano não é apenas racional, e ainda bem que não o é porque se o fosse, não se permitiria ao envolvimento passional com o futebol e deixaria de experimentar e viver todas as emoções que este desporto traz à sua vida.

Além de tudo isso, o futebol tem o dom de conseguir diluir classes sociais como nenhum outro espetáculo o consegue, é impossível ficar-se indiferente às lágrimas de homens, mulheres, jovens, idosos e crianças, de todos os níveis e classes sociais, emocionados diante da alegria da vitória ou da imensa tristeza e deceção que a derrota pode trazer. Lembro-me perfeitamente de há 20 anos atrás ter ido ao Jamor ver a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Boavista. Foi um grande jogo de futebol e o Benfica ganhou por cinco bolas a duas, recordo-me de no fim do jogo ter passado por um bairro social e de ter visto inúmeras crianças a festejar efusivamente a vitória do Benfica, eu achei aquele momento tão maravilhoso quanto comovente.
Futebol é um espetáculo fascinante e só quem vive o futebol de maneira apaixonada pode perceber como uma vitória do nosso clube pode encher a alma e preencher a vida com uma alegria inebriante.
"Para o diabo vá a razão quando o futebol invade o coração."
Carlos Drummond de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário