terça-feira, 21 de maio de 2013

A Minha Ida à Luz

No domingo passado fui ao Estádio da Luz ver o meu Benfica. Durante a semana falei com amigos benfiquistas e, alguns deles, ainda mantinham a secreta esperança de o Porto não ganhar em Paços de Ferreira dando, desta forma, hipótese ao Benfica de sagrar-se Campeão Nacional. Também o meu irmão, que não é benfiquista, é da Académica de Coimbra, comentou comigo que acreditava que o Benfica ainda poderia ser campeão e, até o meu pai me disse que ainda acreditava que poderia acontecer um milagre, e isto até poderia significar alguma coisa pois o meu pai é a pessoa mais negativa que eu conheço e no que toca a Benfica não é diferente, aliás, é muito pior, para ele o Benfica perde todos os jogos mesmo antes de começarem. De certeza que eles não foram os únicos a acreditar, houve mais pessoas que o fizeram, mas eu não fui uma dessas pessoas, eu não acreditei que toda a energia que existe no Universo conspirasse a nosso favor, depois de termos perdido com o Porto da maneira que perdemos, por uma razão que eu ainda hoje desconheço, penso que Deus não queria que o Benfica fosse campeão e, para mim, o campeonato já tinha ficado decidido no fim-de-semana anterior. Mas apesar de tudo isso não deixei de querer comparecer no Estádio da Luz para aquele que foi o último jogo jogado em nossa casa de uma época extremamente sofrida. Eu tinha que estar presente, tinha que receber e aplaudir a equipa e também agradecer aos jogadores, equipa técnica, restantes adeptos e a todo o universo Benfica o futebol maravilhoso que tive a oportunidade de assistir. Assim foi, assisti ao jogo no estádio, ergui o meu cachecol bem alto no momento em que foi tocado o Hino do Benfica, cantei, aplaudi, festejei os três golos do Benfica, chateei-me com o golo do Moreirense, e no final, quando os jogadores se encontravam no centro do terreno a aplaudir os adeptos, aplaudi mais uma vez a minha equipa.
Ainda sobre esta época, recordo-me de depois do Porto-Benfica ter ouvido tantas “mentes iluminadas” criticarem o comportamento dos jogadores do Benfica no final do jogo contra o Marítimo, não percebem nada do comportamento humano, não percebem que a vida é feita de emoção e desconhecem por completo o que é lutar por alguma coisa na vida. A reação da equipa no final do jogo com o Marítimo é a reação normal de uma equipa unida em torno de um objetivo, é a reação normal de uma equipa que todos os dias sofre e trabalha para a concretização desse objetivo e que sente que ultrapassou um obstáculo difícil, será assim tão difícil de compreender? Criticar o comportamento do Benfica devido à reação que os jogadores e equipa técnica tiveram no fim daquele jogo é optar pela crítica fácil e demonstra pouca vontade de pensar, apenas isto.
Campeões não são apenas aqueles que ganham títulos, isso é um pensamento tão redutor. Eu não estou a falar de vitórias morais, porque isso para mim não existe, estou a falar de entrega, de força e daquela vontade que cada um tem dentro de si, estou a falar de capacidade de sofrimento, estou a falar de paixão, estou a falar de querer, estou a falar de tantas e tantas coisas que fazem um campeão e tenho a certeza que tudo aquilo que o Benfica passou vai unir ainda mais a equipa e fazer com que na próxima época estejam ainda mais fortes.

Benfica sempre!





1 comentário:

  1. Deve ter sido um jogo fantástico para ver na luz. Até o JP estava a torcer pelo Benfica, vê lá tu... :) Beijinhos grandes

    ResponderEliminar