terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Uma Tuga no Rio de Janeiro - Carnaval

Não sei se é assim em todo o Brasil, mas o Rio de Janeiro vive para o Carnaval.


Quando cá cheguei, em Dezembro, pensava que, apesar do clima ser diferente, iria encontrar enfeites de Natal nas ruas da cidade e nas montras da lojas mas não, praticamente não havia luzes de Natal nas ruas e poucas montras faziam alusão ao Natal mas, passados 3 dias, fui logo enfiar-me no ensaio de uma escola de samba, faltavam duas semanas para o Carnaval.
No Rio de Janeiro, o Carnaval está presente todos os dias do ano, nem que seja numa simples conversa mas, à medida que o grande dia se aproxima, o ambiente vai ficando cada vez mais ao rubro. Há ruas fechadas ao trânsito, sexta-feira já quase ninguém trabalha e segunda-feira parece mesmo feriado, tentei ir a um Centro Comercial mas apenas a praça da alimentação estava aberta. O Calçadão enche-se de turistas, basta colocarem um simples adereço na cabeça para já estarem mascarados e sentirem-se parte integrante do Carnaval do Rio. Os vendedores de rua espalham as suas fantasias num pedaço de chão das calçadas.  A cada dez passos tropeçamos numa banca de comida de rua. O cheiro de cada uma dessas bancas mistura-se no ar.  Em cada esquina há música. Todos os bares organizam bailes de Carnaval. Milhares e milhares de pessoas desfilam atrás dos tradicionais blocos, no bloco Cordão do Bola Preta estavam previstas 1.300.000 pessoas!! Eu participei no Bloco das Carmelitas, eram estimadas 12.000 pessoas e acredito  que tenham lá estado todas essas pessoas.


Santa Tereza, a multidão que se aglomerou após passagem do Bloco das Carmelitas.

Essencialmente este, é que é o Carnaval do Rio, o Sambódromo também faz parte, mas é mais para os turistas do que propriamente para os cariocas.


Sábado no metro do Rio de Janeiro, duas pessoas a caminho do Sambódromo.


Sem comentários:

Enviar um comentário