quinta-feira, 18 de julho de 2013

Parabéns Nelson Mandela!

Faz hoje 95 anos um dos grandes líderes dos nosso tempos, o inigualável Nelson Mandela. Nelson Mandela é um dos homens em vida que eu mais admiro.


Na vida, todos os grandes feitos começam primeiro com um sonho e, depois, com a coragem de nunca deixar de acreditar nesse sonho. Nelson Mandela é a personificação de tudo isto, ele sonhou com uma “nação arco-íris” assente nos seus valores de sempre, perdão, liberdade, justiça e democracia, e teve a coragem de a reconstruir a África do Sul seguindo os seus princípios e tomando medidas impopulares entre a maioria que o idolatrava. Só um líder excecional é que possui esta característica, seguir a sua intuição e tomar decisões que sabem ser as mais corretas mesmo sabendo que essas decisões vão contra a linha de pensamento dos restantes.

Paralelamente com o aniversário de Nelson Mandela celebra-se o Mandela Day, esta data foi estabelecida pelas Nações Unidas e, neste dia, a Fundação Mandela lança o apelo para que no dia de hoje todos deem 67 min do seu tempo a ajudar os outros, cada min corresponde a um ano de trabalho de “Madiba” pela liberdade.


Deixo aqui ficar o poema que fez companhia a Nelson Mandela durante grande parte da sua vida na prisão.

Invictus

 Do meio da noite que me encobre
Negra como o poço  de ponta a ponta,
 Agradeço aos deuses que possam existir
A natureza indomável da minha alma.

Sob o domínio da circunstância
Não me crispei, nem gritei alto.
Sob os golpes duros da sorte
Minha cabeça sangra, mas não se rebaixa.

 Para além deste sítio de raiva e lágrimas
Vislumbra-se apenas terror das sombras.
 E no entanto a ameaça dos anos
Encontra-me, e achar-me-á, sem medo.

 Interessa-me pouco que a passagem seja estreita 
Ou alta a carga punitiva
 Eu sou o senhor de meu destino;
 Eu sou o comandante de minha alma.

William Ernest Henley

1 comentário: