segunda-feira, 1 de julho de 2013

Avaliação de Desempenho

Na quinta-feira passada estive no lançamento do livro Avaliação de Desempenho – SIADAP – Administração Central e Autarquias Locais.


Um dos autores deste livro é o Dr. Wander Brás de Carvalho. Conheci o Dr. Wander Brás de Carvalho quando tirei uma Pós-graduação em Gestão de PME´s na Escola de Negócios de Coimbra – ISCAC, na altura o Dr. Wander foi meu professor da cadeira de Gestão de Recursos Humanos. Antes do curso começar eu estava bastante ansiosa para ter essa cadeira uma vez que até ao momento eu não tinha tido qualquer formação teórica na área, os meus conhecimentos eram baseados na minha experiência profissional, e eu queria muito cimentar os conhecimentos que tinha adquirido na prática com conhecimentos teóricos.
Agora, o que eu posso dizer é que as minhas expectativas não foram defraudadas, antes pelo contrário, o Dr. Wander tem um vastíssimo conhecimento sobre a Gestão de Pessoas e, com uma simples conversa, consegue hipnotizar qualquer pessoa apaixonada pela tema e também motivar outros que não partilhem da mesma paixão, pois é um poço de conhecimento e isso sente-se. No entanto, lembro-me perfeitamente que a minha primeira experiência para a cadeira do Dr. Wander não foi muito simpática, foi um trabalho que fiz sobre Gestão de Equipas que o Professor não gostou. Hoje, reconheço que não fiz um bom trabalho, fui por um caminho que na altura me pareceu ser o mais indicado mas estava errada. Quando a apresentação terminou o Professor disse-me que não tinha gostado nada daquilo que eu tinha feito, eu fiquei furiosa e, como sabia do que estava a falar, decidi expor o meu ponto de vista e argumentar até à exaustão, estive cerca de uma hora a defender o meu trabalho e poderia ter ficado mais uma hora, tamanha era e é a minha paixão sobre o tema do trabalho. No final o Professor virou-se para mim e disse-me que eu tinha lançado a balbúrdia toda na aula e que ele gostava disso, hoje eu compreendo as suas palavras porque em todas as aulas tentou sempre fomentar o nosso espírito crítico. Aquela aula foi o princípio para eu perceber que tinha muito para aprender e levou-me a partir em busca de mais conhecimento, assim como, desenvolveu em mim o desejo de procurar outras formas de pensar.
Falei algumas vezes sobre a Avaliação de Desempenho com o Dr. Wander e de todas as vezes que conversamos sobre o tema concordamos que a avaliação deve, também, ou essencialmente, servir como instrumento motivador, mas Avaliação de Desempenho é um tema extremamente delicado.

Tenho a certeza que este do livro, Avaliação de Desempenho – SIADAP – Administração Central e Autarquias Locais, irá ser um sucesso, apenas folheei o livro mas já deu para perceber que está escrito de maneira objetiva e é uma obra importante, essencialmente, mas não só, para todos os que estão envolvidos com este sistema de avaliação.

1 comentário: