domingo, 30 de março de 2014

JJ Disse... #9

JJ, quando confrontado com o facto de o Benfica não ter feito um bom jogo frente ao Sporting de Braga, decide invocar a sua já tradicional veia filósofa e, falar das qualidades, além das qualidades técnicas, dos jogadores do Benfica.


terça-feira, 25 de março de 2014

JJ Disse... #8

É já amanhã que o Benfica joga a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e hoje, JJ explicou como é que a equipa consegue estar em quatro frentes (Liga Zon Sagres, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) ao mais alto nível.


Fácil!

sábado, 22 de março de 2014

Síntese da Felicidade

Ainda no rescaldo do Dia Internacional da Felicidade, 20 de março e, terminado há um par de horas o  Dia Mundial da Poesia, deixo aqui ficar um mix destes dois dias, um poema que é um hino à felicidade, Síntese da Felicidade do fantástico Carlos Drummond de Andrade.

Desejo a você
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlinhos
Chope com amigos
Crónica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como uma criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um belo chinelo
Sentar uma velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.

(Carlos Drummond de Andrade)

Um montão de coisas boas que nos levam numa terna e duradoura viagem pela felicidade. Assim à primeira vista, acho que trocaria apenas a goiabada por doce de abóbora, e o vinho branco por vinho verde, quanto ao resto, parece-me tudo muito bem. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Um Mês Depois... A Minha Nutella

Este é o estado em que se encontra a minha Nutella, um mês depois de ter aberto o frasco:


Estou com a sensação que não vai ser fácil cumprir objetivo que eu própria tracei... Onde é que eu estava com a cabeça quando decidi que este frasco deveria durar um mês?!

domingo, 16 de março de 2014

Tottenham - Benfica, JJ no Seu Melhor e no Seu Pior

JJ, durante o jogo desta semana, para a Liga Europa, que opôs o Benfica ao Tottenham, voltou a fazer das suas e, se durante imenso tempo, sempre que JJ deu os seus shows, eu gozei quase sempre com as figuras do homem e, como não não queria chorar, não tive outra alternativa que não fosse rir dessas mesmas figuras, mas, desta vez foi de mais, e JJ passou todos os limites do razoável, esta cena é absolutamente deplorável.


Na conferência de imprensa que antecede o jogo entre o Nacional e o Benfica, quando abordado sobre este incidente, JJ disse que não tinha sido obrigado a pedir desculpa a ninguém. Eu concordo que ele não deveria ter sido obrigado a pedir desculpa a Raul José, Shéu e também a Rui Costa, e digo isto porque esse gesto deveria ter partido dele, antes que alguém o obrigasse a fazer, fosse o que fosse, JJ deveria ter abordado os visados e pedido-lhes desculpa pelo sucedido.
Chateia-me imenso, depois de uma grande noite europeia do Benfica, com uma exibição fabulosa da equipa, em que JJ fez um trabalho fantástico na preparação do jogo, estar a falar deste incidente, mas neste caso, era inevitável não o fazer.
E o que dizer da explicação de JJ para o facto de ter mostrado os três dedos a Tim Sherwood  e também do desentendimento com o treinador do Tottenham?


Vamos por partes, quando questionado sobre o facto de ter mostrado três dedos a Tim Sherwood, JJ diz:


Esta foi a justificação que JJ deu no final do jogo da Liga Europa, já na conferência de imprensa de antecede o jogo de segunda-feira, JJ disse que se estava a referir ao anterior treinador do Tottenham, o seu amigo André Villas-Boas.

E agora, a justificação de JJ para o desentendimento com Tim Sherwood:


Pronto, poderia ter sido espetacular mas não, foi apenas agradável e bonito...

JJ promete mais desenvolvimentos sobre todas estas situações para a conferência de imprensa que antecede o jogo da segunda-mão entre estas duas equipas, vamos aguardar.



domingo, 9 de março de 2014

28 Minutos e 7 Segundos de Vida - O Poder

Eu vejo pouquíssima televisão, e quando digo pouquíssima, é pouquíssima mesmo, não tenho paciência, dá-me uma seca brutal. As únicas coisas que eu vejo são futebol, é claro, por norma também vejo as notícias da meia-noite da SIC, e quando tenho tempo, vejo o Masterchef Austrália, o Mais Futebol e, apesar de já ter visto 500 mil vezes, gosto sempre de voltar a rever o Sexo e a Cidade. Esta semana, os meus dias foram bastantes agitados e só ontem, quando cheguei a casa já tarde e tirei os sapatos, é que tive um bocadinho para relaxar, pensei ver um pouco de televisão, passavam cerca de 5 min da uma da manhã quando começo a fazer zapping e paro na TVI 24 no momento em que vejo o José Alberto Carvalho a entrevistar (pensava eu) o Manuel Forjaz, decido estacionar nesse programa e ouvir atentamente a entrevista. Certamente que as pessoas mais atentas do que eu sabem que estou a falar do programa "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" que, pelo que depois pesquisei, estreou este ano, na TVI 24, no dia 26 de fevereiro. O tema do programa, que ontem assisti, foi o poder e, o tema foi abordado da forma como ele deveria ser sempre abordado, foi falado sobre o poder da vontade, e como a vontade é uma energia transformadora, o poder da palavra, o poder do conhecimento, o poder da simplicidade, o poder de servir, estes são poderes que temos dentro de nós e nos ajudam a alcançar o verdadeiro e mais sublime sentido do poder.
Ao longo do programa são falados sobre outros tipos de poder e também de despoder,  mas nunca foi falado sobre o poder do dinheiro.
Eu fiquei fã e aconselho todos a assistirem a esta conversa, deixo aqui o link do programa.

segunda-feira, 3 de março de 2014

E o Oscar de Melhor Discurso Vai Para... Jared Leto!

Os Óscares para Melhor Filme e Melhor Realizador não foram atribuídos ao mesmo filme. Eu lembro-me que antes era raro esta situação acontecer, sempre que ouvíamos o nome do Oscar para Melhor Realizador, já sabíamos quem é que iria ganhar o Oscar para Melhor Filme, mas já o ano passado foi assim, Ang Lee ganhou o Oscar de Melhor Realizador com o filme "A Vida de Pi" e o Oscar de Melhor Filme foi para "Argo", aliás, "Argo" nem poderia ganhar na categoria de Melhor Realizador, pois não se encontrava nomeado. Refiro este facto porque não me lembro de anteriormente esta situação acontecer e, agora, acontece dois anos seguidos. Mas bem, vamos ao que interessa, o melhor da noite, o discurso de Jared Leto. A primeira estatueta da noite atribuída nesta edição dos Óscares  foi a de Melhor Ator Secundário, ganha por Jared Leto, pelo seu desempenho em "Clube de Compras Dallas", e o rapaz fez um discurso do caraças, logo no inicio do espectáculo ele elevou bem alto a fasquia dos discursos mas, nenhum dos galardoados que veio a seguir a ele o conseguiu superar, então, atribuo o Oscar de Melhor Discurso Discurso (pode ser um daqueles Óscares que se vendem nas lojas de brindes) a Jared Leto.



sábado, 1 de março de 2014

A Maldição de Béla Guttmann

Foi ontem inaugurada, no Estádio da Luz, uma estátua de Béla Guttmann.


Ao que parece, a ideia da estátua é levar Béla Guttman para o Estádio da Luz de maneira a quebrar a maldição que treinador húngaro lançou quando disse que o Benfica não iria ganhar nenhuma competição europeia em 100 anos, Béla Guttmann chegou mesmo a ir mais longe ao afirmar que sem ele o Benfica nunca mais iria ganhar nenhuma Taça dos Campeões Europeus. Eu, desde que me conheço como benfiquista, ou seja, desde sempre, que me lembro de ouvir esta história e ficar com o coraçãozito apertado a fazer contas ao mesmo tempo que constato quão velha irei ser quando a maldição terminar, chego mesmo a equacionar se, com mais de 80 anos, iria ter forças, ou não, para andar pelas ruas a festejar até ao nascer do sol, uma vitória europeia do Benfica.
Pois é... Anda aqui uma pessoa, anos a fio, a fazer contas e mais contas, quando vem José Augusto e diz que afinal não é nada assim, ouçam o que o senhor diz no vídeo.


Só tenho a acrescentar o seguinte: só agora é que explicam??!

"Só quem está cá dentro, no Benfica é que pode saber o que é mística. Não há nenhum clube do mundo com mística igual à do Benfica."
Béla Guttmann