Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa de 16 anos que luta para que todas as mulheres tenham acesso a algo que ninguém tem o direito de negar a quem quer que seja, a educação, deu na semana passada uma entrevista ao "The Daily Show" de Jon Stewart. Nesta entrevista ela mostra-se tal como é, inteligente, corajosa, determinada, divertida, carismática mas, acima de tudo, apaixonada, apaixonada pela educação e por aquilo que ela traçou como a sua missão, que um dia todas as crianças tenham o direito de ir à escola.
Uma pessoa assim pode mudar o mundo.
Quem é Malala Yousefzai?
Malala Yousafzai, de 16 anos, é uma estudante da cidade de Mingora, no distrito de Swat, Paquistão, conecido pelo seu ativismo pelos direitos das mulheres no vale de Swat, onde o regime talibã proibiu as raparigas de frequentar a escola.
A ativista fez os seu primeiro discurso público em setembro de 2008, intitulado "Como se atrevem a retirar o meu direito básico à educação?". Quando todas as escolas para raparigas sob o controlo talibã foram encerradas em janeiro de 2009, Malala começou um blog para a BBC Urdu sob pseudónio Gul Makai, uma heroína popular.
O blog trouxe fama para a estudante e a sua luta. Logo que a sua identidade foi revelada, a sua família foi alvo de ameaças, levando uma tentativa de homicídio em outubro de 2012, quando Malala foi atingida a tiro na cabeça e no pescoço por atiradores talibã quando regressava a casa num autocarro escolar.
In Jornal de Negócio de 10/10/2013 a partir de Parlamento Europeu
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela
Sem comentários:
Enviar um comentário