quinta-feira, 22 de agosto de 2013

No Baú das Minhas Revistas #3

Há vinte e dois anos anos atrás...

A Bola Magazine n.º51 / Agosto 1991


Na capa, Portugal sagra-se Campeão do Mundo em hóquei em patins.



Uma entrevista com Rui Águas, Bola de Prata 1991. Na altura houve alguma polémica pois o FCP reclamava o troféu para Domingos, alegaram que um golo de Domingos foi atribuído a Semedo.



Já não nos encontrávamos nos anos 80 mas os posters ainda eram muito populares na altura. 
Aí está o Rui Águas.



Uma reportagem com a "aventura" marroquina de José Augusto.



Anabela Chalana, ex-mulher de Chalana, todos os meses publicava uma crónica na revista, "Estratos do Diário de Anabela Chalana".




Uma reportagem sobre a pré-época na Suécia do Benfica. Aí está um dos "onzes", da esquerda para direita e a começar por cima temos: William, César Brito, Paulo Madeira, Magnusson, Rui Bento e Silvino, em baixo: Vítor Paneira, Veloso, Schwartz, Jonas Thern e Paulo Sousa.



Carlos Alberto Silva que nessa época acabou por sagrar-se campeão pelo FCP.



O Major Valentim Loureiro, no seu estilo habitual, ao lado de Manuel José para o início da nova época.



O Salgueiros que nesse ano disputou a Taça UEFA e neste momento, depois do abandono do futebol sénior em 2004, encontra-se novamente em competição, na 1ª Divisão da AF Porto, sob o nome Sport Comércio e Salgueiros 08.  



Mário Soares, Presidente da República Portuguesa da altura, a entregar o troféu a Vítor Hugo, capitão da nossa Seleção. 

Os Doodles da Google

O Google tem por hábito criar doodles em várias datas comemorativas. Lembro-me de no dia 13 de junho, do ano passado, ter criado um doodle em homenagem ao 115º aniversário do nascimento de Cassiano Branco, arquiteto português que criou o Portugal dos Pequenitos. Lembro-me, também, do doodle alusivo ao dia de Portugal que esteve presente no motor de busca durante todo o dia 10 de junho deste ano. Acho que todos nós portugueses nos orgulhámos de todas as vezes que tivemos que fazer uma pesquisa no Google e nos deparamos com imagens relacionadas com a nossa cultura. Eu senti-me orgulhosa.

O doodle de hoje é uma homenagem a Claude-Achille Debussy, músico e compositor francês nascido no dia 22 de agosto de 1862. O Google presenteia-nos com uma imagem animada ao som de uma das suas mais belas obras, “Clair de Lune”. Absolutamente divinal!


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Época 2013/2014 - O Início

Uma nova época, um início. Qualquer início é sempre símbolo de esperança, de esperança renovada. Mas, não foi nada disto que aconteceu ontem no início da época 2013/2014 da Liga Zon Sagres. Ontem a esperança foi trocada por tristeza, e, tristeza não só pela derrota mas também por ver em campo um Benfica a jogar à bola sem alegria e sem criatividade. Eu tive tanta saudade de “outros Benficas” que já vi jogar e, não foi assim há tanto tempo quanto isso. É claro que já estamos habituados ao Benfica não ganhar o primeiro jogo da jornada mas… Perder?! Desta vez levaram longe demais a tradição de não começar bem a época.

sábado, 17 de agosto de 2013

No Baú das Minhas Revistas #2

Há vinte e um anos atrás...

A Bola Magazine n.º 63 /Agosto 1992


Artur Jorge, na altura em que era treinador do PSG, na Eurodisney ao lado do Pateta... Será que é karma de Artur Jorge estar ao lado de patetas... Alguém se lembra do episódio em que Artur Jorge, quando estava no comando da Seleção Nacional, chamou "pateta" a Otávio Machado quando este era treinador do Sporting?!



Uma alusão ao início dos Jogos Olímpicos, Barcelona 92.



O humor sempre pertinente do Barba & Cabelo. Há coisas que nunca mudam.






Todos os treinadores que iniciaram a época 1992/1993 ao serviço dos clubes que compunham a nossa Liga de Futebol. O mais interessante é recordar alguns clássicos que passaram pelo nosso futebol. Quem não se lembra de Marinho Peres, Paco Fortes ou mesmo José Romão?!



E termino com André Agassi. Nem sei o que é que é mais relevante, se é aquele cabelo, que eu  já nem me lembrava, ou se é a sua única vitória em Wimbledon. Vou eleger a vitória em Wimbledon por que gosto de coisas positivas.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cristiano Ronaldo é um Fenómeno!

Eu não sou uma profunda apreciadora de Cristiano Ronaldo, eu sou da geração de jogadores como o Figo e o Rui Costa, e estes são jogadores que aprecio imenso tanto enquanto futebolistas, tanto como na sua maneira de estar. O Cristiano Ronaldo tem uma maneira de estar mais fashion e, apesar de eu não me identificar com ele, compreendo-o e admiro-o.
E o que eu mais admiro em Cristiano Ronaldo não é o seu talento nem a sua capacidade inigualável para jogar futebol, mas sim a sua fortíssima capacidade mental. Há tantas e tantas situações na sua vida que são disso um exemplo. Tantas e tantas vezes que o tentaram derrubar e ele nunca se deixou abalar, pelo contrário, saiu sempre mais forte de cada vez que o tentaram fazer. Para mim o caso mais gritante foi o Mundial de 2006 jogado na Alemanha, Cristiano Ronaldo sem dúvida alguma que já era um jogador absolutamente fantástico e já se tinha imposto no onze do Manchester United mas, a época de 2006/2007, penso que se tornou na sua melhor época até à data. Durante esse Mundial aconteceram-lhe tantas coisas que só alguém tão focalizado nos seus objetivos e com uma capacidade mental tão forte é que conseguiria reagir daquela forma, transformando-se no melhor jogador do mundo.


De todos os acontecimentos do Mundial de 2006 aqueles que eu ainda tenho na memória são: o jogo com a Holanda, em que durante o jogo os holandeses tentaram tudo para pô-lo fora da partida, a injustíssima eleição de Podolski como o melhor jovem futebolista desse Mundial e, acima de tudo, o jogo com a Inglaterra, em que se destaca a a situação com Rooney e depois desse jogo, todos os episódios que lhe sucederam. Para mim, este é o exemplo mais forte do que é Cristiano Ronaldo.
Antes da época 2006/2007 começar, o ambiente que envolveu Cristiano Ronaldo foi duríssimo, devido ao lance com Rooney ele teve ataques ferozes por parte da imprensa inglesa, alguns colegas de equipa censuraram o comportamento do jogador português durante esse jogo e mesmo as opiniões dos adeptos não eram consensuais. Os gritos daqueles que o queriam fora de Inglaterra ouviam-se ao longe. Sem dúvida que o seu regresso não deverá ter sido nada fácil mas, no final da época, todos tiveram que se render a Cristiano Ronaldo.
O seu talento difere-o dos outros jogadores de futebol, mas como já disse, o que mais o difere dos restantes colegas de profissão é a sua capacidade mental, a sua força de vontade, o seu querer e a sua capacidade de trabalho. Tão diferente de tantos outros jogadores de futebol, lembro-me de uma primeira página de um jornal desportivo com o Bruno César, antigo jogador do Benfica, em que ele dizia que agora já chegava a horas aos treinos, antes tinha que ser o treinador adjunto a acordá-lo. Sem comentários…
Não me consigo também esquecer das sucessivas Bolas de Ouro da FIFA ganhas por Messi, não acho que Messi tenha merecido todas elas. Na minha opinião a Bola de Ouro FIFA 2012 deveria ter sido ganha por Cristiano Ronaldo, ele fez uma época fantástica ao serviço do Real Madrid assim como um Euro 2012 ao serviço da nossa Seleção. Mas o que se pode dizer sobre isso? Cristiano Ronaldo não ganhou a Bola de Ouro FIFA 2012 mas também não vestiu aquele casaco e aquele lacinho horríveis às bolinhas brancas, Dolce & Gabanna, mas não deixa de ser horrível.


Ainda agora mais recentemente, logo a seguir às declarações de Mourinho, “o verdadeiro Ronaldo não este”, Cristiano Ronaldo marca dois golos na vitória do Real Madrid sobre o Chelsea e é considerado o melhor jogador em campo. Nunca se deixa afetar pelo ambiente externo, na realidade, o que acontece é que sempre que o esse ambiente externo lhe é adverso, ele responde dentro de campo e da maneira que melhor sabe fazer, com uma grande exibição.

Cristiano Ronaldo é a personificação da frase de Friedrich Nietzsche “o que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Perdóname

Não me ocorrem palavras para comentar a entrevista de Óscar "Tacuara" Cardozo à Benfica TV, aliás, depois dessa entrevista não me sai da cabeça "Perdóname" do Pablo Alborán.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sport TV... Live?

Entrou ontem no ar um novo canal da Sport TV, a Sport TV Live. Um novo canal da Sport TV que transmite um jogo por jornada da Liga Zon Sagres, um jogo, também por jornada da Segunda Liga, alguns jogos de outras ligas europeias e também um jogo por jornada da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Tudo isto pela módica quantia de 9,90€ por mês, se não estou enganada é este o valor da Benfica TV. O Diretor Geral da Sport TV diz que este canal foi lançado para responder à difícil conjuntura socio-económica do país, até me vieram as lágrimas aos olhos, estes senhores são tão sensíveis e generosos… Ironia à parte, durante anos a Sport TV deteve o monopólio da transmissão televisiva dos jogos de futebol, fez o que quis, os canais Sport TV têm um valor exorbitante, chega mesmo a ser obsceno, e agora que a Benfica TV irá transmitir todos os jogos do Benfica em casa, a Premier League, entre outras ligas, e, contra tudo aquilo que a maioria dos comentadores diz, tem um potencial de crescimento imenso, é que estes senhores se lembram que os portugueses estão a passar por momentos difíceis?! Foi ontem que os portugueses iniciaram um período difícil… Até então viviam bem… Sem comentários… Toda a gente percebe que a concorrência é feroz, não havia necessidade de tratar as pessoas como se elas fossem burras, porque as pessoas não são burras, esse é um erro crasso que muitas pessoas neste país têm o hábito de cometer.

A Benfica TV, enquanto canal codificado, já está no ar a algum tempo mas, hoje é que me apetece dizer:

Bem-vinda Benfica TV!