terça-feira, 20 de maio de 2014

Final da Taça de Portugal 2013/2014 - Declarações dos Jogadores

A conquista da Taça de Portugal foi um momento muito emotivo para toda a comunidade benfiquista e os jogadores não conseguiram esconder isso mesmo nas declarações que fizeram no final do jogo. Deixo aqui ficar aquelas que foram, para mim, as declarações mais emocionantes desse momento que foi, simultâneamente a conquista da Taça de Portugal e o terminar de uma época tão maravilhosa quanto sofrida.


Todos sentimos a época inteira num só jogo, naquele jogo...


O guardião.



Enorme o nosso capitão.


Até logo Nico...


Isto é Benfica, isto é paixão.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Força Benfica

Um passado de glória, um futuro de vitória.
A história do Benfica é hoje!
São estes os slogans do autocarro do Benfica e do Museu Benfica, respetivamente, e acho que fazem todo o sentido no dia de hoje.

Ai os nervos!!
Força Benfica e... Tragam a taça!

terça-feira, 13 de maio de 2014

JJ Disse... #17

Da conferência de imprensa de antevisão da Final da Liga Europa eu quero apenas realçar esta frase de JJ: 


Obrigada JJ por me relembrar que eu sou especial.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FC Porto-Benfica Época - 2013/2014, A Vida e a Sua Imprevisibilidade

É engraçado como as coisas mudam, o ano passado assisti ao FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional em casa de um amigo, portista, no dia em que ele festejou o seu aniversário, passado um ano, volto a assistir ao FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional em casa desse mesmo amigo, mais uma vez na festa do seu aniversário. Mal chego a casa dele, antes mesmo de lhe dar os parabéns, todos comentem as incidências do ano anterior e recordam o momento em que o Kelvin marca o golo e que faz com que eu não consiga conter as minhas lágrimas e comece a chorar. Eu pensava que tinha sido discreta e que ninguém tinha dado por isso, fiquei espantado quando constatei que toda a gente, por entre a felicidade louca de uns e a desolação infinita de outros, deu conta das minhas lágrimas naquele fatídico minuto 92. Bem... Mas isso agora não interessa nada, este episódio faz-me mas é reforçar é a imprevisibilidade da vida, onde é que, no dia 11 de maio de 2013, eu iria imaginar, que no dia 10 de maio de 2014, iria estar naquela festa mesma festa e naquele mesmo local, a assistir ao mesmo jogo, FC Porto-Benfica para o Campeonato Nacional. E mais... Que aquele jogo não iria servir para nada! Porque  isso eu não imaginava mesmo nem há duas semanas atrás porque depois de nos termos sagrado Campeões Nacionais, sempre pensei que a última jornada do campeonato iria estar carregada de simbolismo, mas não... O que aconteceu foi que assisti a um jogo inerte, ausente de todas as emoções próprias de um jogo de futebol e que serviu apenas para cumprir calendário. É giro, a cada dia que passa, nunca sabemos o que é que está reservado para o nosso dia, para a nossa semana, para o nosso ano, para a vida ,e essa imprevisibilidade é absolutamente maravilhosa.

sábado, 10 de maio de 2014

JJ Disse... #16 - Dia Aberto à Comunicação Social, Final da Liga Europa

Na conferência de imprensa integrada no dia aberto à comunicação social, face à participação do Benfica na final da Liga Europa, JJ apresentou-se bem disposto e explorou mais profundamente a temática comportamental.
Há autores que defendem que não se consegue motivar quem não tenha por si próprio motivação para algo, outros autores, com os quais eu me identifico mais, já defendem que a motivação depende do estilo de liderança de quem gere pessoas, e há JJ... JJ decide também acrescentar algo a esta temática:


Continuando na motivação, e quando questionado se a equipa do Benfica estaria mais ou menos motivada este ano, uma vez que ano passado perdeu essa mesma final, JJ disse:


Posso acrescentar um parágrafo ao ponto final?!

JJ recorre à área comportamental para enumerar o que é que se aprende com a presença sistemática em diversas finais, independentemente de se ganhar ou perder...


E agora recorre apenas ao seu ego para dizer:

JJ continua em grande forma.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aí Está Ela... Mais Uma Final, Mais Uma Taça.

Ontem na conferência de imprensa que antecedeu o jogo de hoje foi isto:
"Fantasma do ano passado? Mas qual fantasma?! (...) Nós nunca tivemos fantasma nenhuma, pelo contrário... Tivemos foi sempre uma luz que nos guiou para fazer exatamente aquilo que fizemos o ano passado!"
Jorge Jesus

Hoje na flash interview foi assim:
"Ir a uma final é caçar fantasmas? Caçar fantasmas é a gente nunca os ver, nunca chegar lá."
Jorge Jesus

É caso para dizer: "I ain't afraid of no ghost"


Fantasmas à parte, apesar do Rio-Ave ter "acarditado", aí está ela, mais uma final, mais uma taça.


Venham mais duas!!

terça-feira, 6 de maio de 2014

JJ Disse... #15 - Antevisão da Final da Taça da Liga, a Primeira das Três Finais

A conferência de imprensa de JJ de antevisão da Final da Taça da Liga foi uma maravilha e por isso não resisto a deixar o vídeo de toda a conferência de imprensa, mesmo assim, retiro alguns momentos dessa mesma conferência.

Aqui temos o já habitual "JJ filósofo"...


Agora uma estreia, "JJ coach"...


E para terminar...

Obrigada JJ.

Toda a conferência de imprensa é uma verdadeira maravilha mas a partir do minuto 7 é absolutamente imperdível!


De todas as conferências de imprensa de JJ, esta é uma das minhas preferidas, adoro a carga emotiva que JJ coloca na parte final e também gosto da história do jovem adepto, JJ em grande forma.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Fé Segundo Manuel Forjaz

No último episódio de "28 Minutos e 7 Segundos de Vida" os filhos de Manuel Forjaz disseram que iriam fechar a página do pai no facebook e, eu decidi então passar por lá para ler com mais atenção os seus posts. Demorei-me um pouco mais sobre um dos posts em que ele fala sobre a fé e transcrevo aqui no blog esse texto.

Hoje o Evangelho é sobre espalhar a fé. Vou tentar espalhar a minha fé.

1 - A minha fé é absoluta, nasci com fé e nunca duvidei. Não sei explicar. Sempre pensei a minha fé uma sorte, algo imerecida, mas fiquei todo contente quando o meu pároco me disse eu ter sido escolhido. Deus existe, creio e prefiro-o antropomórfico, Jesus Cristo é seu filho e o Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. Embora não perceba muito bem o que é o Espírito Santo. Acho que é a alma, a parte de Deus que está sempre dento de nós. Ou seja todos temos a hipótese de ver Deus dentro de nós. Mas nem todos o fazem, uns por opção, outros por preguiça, outros por soberba, outros por desinteresse.

2 - A minha fé é suportada no Evangelho. O Evangelho ensina-nos coisas incríveis - Que Jesus veio à terra para salvar os pecadores! Que é nossa a opção de fazer o bem e o mal; mas mesmo quando escolhemos o mal, temos dentro de nós a capacidade de o reconhecer, de nos mudarmos e tentar evitá-lo posteriormente;

3 - Acreditar em Deus e Jesus Cristo dá um jeitão e é super conveniente em particular em certos momentos de enorme fragilidade;

4 - Acredito no Céu, na vida eterna e na reunião de todos os que já partiram;

5 - Contornando Descartes e S. Tomás de Aquino, a vida de Jesus Cristo, que sugiro a leitura todos os dias, nunca poderia ser inventada!

6 - Acredito em todos os milagres, mais noutros mil que o homem filho de Deus faz acontecer todos os dias na Terra.

7 - Dos episódios da vida de Jesus o mais importante para mim foi o quando brincava com o pau na areia e um grupo queria apedrejar a mulher adúltera; tento viver esta aprendizagem todos os dias da minha vida; julgue quem está livre de pecado;

8 - É difícil encontrar a fè; mas a leitura diária dos evangelhos é provavelmente o melhor caminho; mesmo que não seja para a encontrar, servirá sempre para fazer de quem a lê uma pessoa melhor;

9 - Não preciso de ver nada, assistir a milagre algum nem que ele me venha falar cara a cara; a vida como a vejo é todo o milagre que preciso para eliminar qualquer dúvida sobre a minha fé; da pintura Francis Bacon, à música de Rachmaninoff passando pela poesia de José Régio...acabando no sorriso dos meus filhos...

10 - Como a fé poderia ajudar tantos....



In Página de Manuel Forjaz no Facebook
20 de outubro de 2013

domingo, 4 de maio de 2014

Está quase a terminar a época 2013/2014 e eu já estou saudades. Aqui fica o programa das festas para este mês de maio.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Senna - The Only One

Fez ontem 20 anos que Senna partiu e deixou entre nós uma saudade imensa, e, ao recordar Senna, a palavra saudade passa para outra dimensão,ela sai da dor que sentimos ao recordar a sua morte tão prematura e viaja para a emoção de viver o valiosíssimo legado  que ele nos deixou. Lembro-me perfeitamente do dia em que Senna partiu, lembro-me do acidente que vitimou Roland Ratzenberger nos treinos de qualificação, lembro-me de estar em casa a estudar para a frequência de Física Geral cujo exame iria ter na semana seguinte, lembro-me do acidente de Pedro Lamy logo na partida inicial da corrida, lembro-me do Williams-Renault conduzido por Senna embater contra os muros da curva Tamburrello, lembro-me que o seu corpo permaneceu imóvel dentro do carro após o embate, lembro-me de Schumacher ter ganho a corrida, lembro-me da notícia da morte de Senna, lembro-me do meu irmão a chorar... Passados 20 anos destes estas recordações encontram-se perfeitamente vivas na minha memória.


Apenas Senna conseguiu que uma pessoa como eu, que não ligava, nem liga, nenhuma a Fórmula 1 nem a qualquer outro desporto motorizado, ficasse presa ao ecrã da televisão e se emocionasse com qualquer corrida, desde a primeira até à última volta, em que ele participasse. Senna era único e com ele a Formula 1 ganhou vida, com Senna o desporto foi mais do que aquilo que é hoje ou do que aquilo que foi antes dele e, acredito, do que aquilo que algum dia virá a ser.
Nessa altura eu assistia a uma corrida de Fórmula 1 porque, quando Senna corria, eu não assistia ao desporto em si nem ao imenso talento que ele possuía mas, assistia sim, ao homem que ele era.

Há 23 anos atrás, em 1991 no GP do Brasil, ele mostra ao mundo inteiro que chavões, tão falados nos dias de hoje, como a força de vontade, o quebrar de barreiras, o querer muito um objetivo, o ir mais além, entre outros... São verdades que não existem apenas  nos livros. Com essa vitória ele alcança o impossível e personifica a palavra superação.


Já em 1992 arrebata-nos a todos com a sua atitude no momento em que pára o seu carro e socorre Erik Comas que tinha  sofrido um grave acidente em pista.


Em 1993, no GP da Europa, conseguimos assistir não ao só ao seu enorme talento mas também a toda a sua capacidade estratégica. Nesse GP, quando a grande maioria dos pilotos rolava em pneus de chuva, ele deslizava em pneus de pista seca num circuito encharcado de água e ultrapassava vários adversários acabando por ganhar a corrida com um carro bastante inferior ao Williams-Renault do seu grande rival de sempre, Alain Prost.

Em 2010, no dia em que Ayrton Senna faria 50 anos, o programa "Top Gear" apresenta uma fantástica reportagem sobre o piloto e, nessa reportagem, os seus autores conseguem mostrar muito daquilo que ele foi e que ainda hoje vive entre todos nós. Gosto particularmente quando, durante essa reportagem, é referido que ele possuía uma talento divino, porque era mesmo isso, ele possuía o talento, mas não era apenas esse talento que o tornava naquela pessoa tão especial, ele irradiava uma luz à qual era impossível ficar indiferente assim como, era impossível ficar indiferente às suas ultrapassagens miraculosas, se houvesse uma oportunidade de ultrapassar o adversário, oportunidade para ele, porque para qualquer outro piloto essa oportunidade não passaria de um buraco negro e fechado, ele não hesitava e seguia em frente, independentemente das consequências que daí pudessem advir.
O seu jeito de criança, a sua rebeldia serena... Meu Deus, tantas coisas que faziam de Senna uma pessoa tão especial.


Senna, 20 anos de saudade.


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Turim, Aqui Vamos Nós... Again!

Mais uma vez, hoje os jogadores do Benfica foram uns verdadeiros guerreiros dentro de campo, jogaram com aquela alma que já há muito nos habituaram, foram enormes!


Tirei esta foto no Benfica 2 - Gil-Vicente 0 e coloca-a aqui hoje porque essa imagem traduz na perfeição o espírito da equipa hoje e ao longo de toda a época.

Juventos Stadium...


Até dia 14!!

Luisão no final do jogo também esteve fantástico.


E depois disto está tudo dito.

Benfica sempre!