quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Querido Cristiano

Junto a minha voz à de todos aqueles que se mostram indignados com a comparação que Joseph Blatter fez entre Cristiano Ronaldo e Messi, com a forma como ele se referiu a Ronaldo e manifestou a sua preferência.


Ainda dei por mim a pensar se estávamos todos a fazer uma tempestade num copo de água e se aquela entrevista não passava apenas de um momento divertido num ambiente descontraído. Não! De todo! A resposta do líder do órgão máximo que rege o futebol mundial, a FIFA, à pergunta Messi ou Ronaldo, é totalmente descabida, inadmissível e chega mesmo a roçar o escandaloso. Já o pedido de desculpas que o presidente da FIFA apresentou hoje a Ronaldo, no mínimo pode-se dizer que é ridículo, «Querido Cristiano, peço-te desculpa se te magoou o meu comentário bem-disposto num evento privado na sexta-feira. Nunca quis ofender-te». Como é que alguém se expõe a fazer esta figura?!
Relativamente a ambos os jogadores o que eu posso dizer é que adoro ver o Messi jogar e acho que ele é um talento puro, mas prefiro Cristiano Ronaldo, e prefiro Cristiano Ronaldo não por ele ser português mas sim pela vontade férrea que ele demonstra a cada adversidade e acima de tudo da maneira como ele consegue transmitir tudo isso dentro de campo.
E quanto a um gastar mais dinheiro em cabeleireiro que o outro, bem... O outro, não "o outro" a que Joseph Blatter se refere, o preferido de Joseph, deveria gastar mais dinheiro do que gasta.



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Kings And Queens, Cavaco Silva+Jared Leto... Seria Lindo

Alguém ainda se lembra do desafio que Jared Leto, vocalista dos 30 Seconds To Mars, lançou ao nosso Presidente da República em julho deste ano?


Pois... O concerto é hoje e, ao que perece, o desafio mantém-se de pé. Cavaco Silva foi convidado, através do Twitter, com o formalismo que caracteriza as redes sociais, a estar presente no concerto de logo à noite:  “Exmo. Presidente da República – Queria formalizar o convite a V. Ex.ª para o espectáculo dia 29 de Outubro na Meo Arena”, foi este o tweet que Jared Leto publicou.


Resta saber se o Presidente da República aceitou o convite e, mais importante ainda, se aceitou o desafio. Eu proponho que Cavaco Silva cante Kings and Queens, esta música lindíssima, faz parte da igualmente lindíssima banda sonora desse filme encantador que é "A Invenção de Hugo".


Benfica-Nacional da Madeira - Liga Zon Sagres 2013/2014

Jogou-se ontem, na Luz, o Benfica-Nacional da Madeira da oitava jornada na Liga Zon Sagres, o jogo não foi perfeito, longe disso, muito, muito longe disso, mas foi feito de bons momentos, e a soma desses bons momentos permitiu que eu tivesse chegado ao final da partida feliz.
Para começar, ontem foi celebrada a festa dos 10 anos do nosso estádio, uma Nova Luz. Eu adorava o antigo Estádio da Luz, mas sem dúvida que este tem uma envolvência magnífica, faz-nos sentir parte integrante do espetáculo.
Depois aconteceu o ténue, sim, ténue, muito, muito ténue, regresso do futebol com nota artística, e as saudades que eu tenho do futebol com nota artística… O Benfica jogou um bocadinho melhor do que o que tem feito ultimamente e foi bom assistir a esse ligeiro upgrade na exibição de ontem.
Para mim, outro aspeto positivo foi o facto de o Benfica ter jogado durante grande parte do jogo com três jogadores portugueses em campo, há quanto tempo é que isso não acontecia?! Não sei… Não me consigo lembrar desse dia.
E por fim, como não poderia deixar de ser, Ivan Cavaleiro. Que bom foi ver a irreverência e a alegria que Ivan Cavaleiro colocou em campo, a irreverência e alegria próprias da motivação de um jovem jogador, oriundo da formação do Benfica, que acaba de realizar o seu sonho e se prepara para viver esse sonho.
Agora, aguardo para ver o que é que o próximo jogo nos irá trazer.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Uma Mini Tragédia Grega

Antes do jogo que ontem que colocou frente a frente o Benfica e o Olympiacos para a Liga dos Campeões começar, eu estava com algum receio que o Roberto tivesse o momento da sua vida e fizesse uma grande exibição. Não era justo, depois de tantas e tantas aflições que ele nos fez passar, depois de naquela malfada época ter colocado o meu coração a bater a mil cada vez que qualquer bola se aproximava perto da baliza do Benfica, e nem sequer era necessário ser um lance perigoso, podia ser uma bola mansinha, assim como não quer a coisa, daquelas que até eu defendia… Depois de tudo isto, a única coisa que faltava era que o rapaz tivesse rezado a todos os santos e mais algum para mostrar que tinha valor para continuar no Benfica e fazer uma exibição inspirada. Bem, se Roberto rezou aos seus santos, eles não o ouviram, o que prova que Deus existe. Roberto não desiludiu, disse presente quando foi necessário e evitou que ontem na Luz tivesse acontecido uma tragédia grega, não evitou a tragédia mas foi devido a ele que essa mesma tragédia não assumiu contornos gigantescos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Adoro Este Vídeo #1

Existem imensos vídeos motivacionais na net, de vez em quando passo um bocadinho do meu tempo no You Tube, em ferente ao computador, a pesquisar este tipo de vídeos. De todos os que eu conheço, este, que hoje vos apresento, é o que eu mais gosto, transmite emoções como nenhum outro e eleva a temática da superação ao máximo. Para ver, rever e voltar a ver.


"Quem tem um porquê enfrenta qualquer como"
Viktor Frankl

A Taça de Portugal é Festa!

Eu adoro a Taça de Portugal e, adoro esta competição porque ela representa genuinamente a festa do futebol. Num jogo da Taça de Portugal o futebol é sempre mais puro e, seja lá de que maneira for, acontece sempre festa. É claro que a face mais visível da festa é sempre quando alguma equipa dos escalões inferiores elimina uma equipa da I Liga, os chamados “tomba gigantes” e, nesse sentido as expectativas não foram defraudas, o Santa Maria do Campeonato Nacional de Seniores eliminou o Nacional da Madeira da I Liga. Mas, essa é apenas a face mais visível da festa, porque a festa vai muito além disso. Nesta jornada da Taça de Portugal aconteceu festa quando o Benfica visitou a vila de Cinfães, jogou com o clube local e ganhou por apenas 1-0, esta visita permitiu aos jogadores do Cinfães experimentaram a alegria de jogar com “um grande” e deu à vila de Cinfães a oportunidade de receber no seu estádio um clube da I Liga. Aconteceu festa quando o Trofense da II Liga, e que no seu palmarés conta apenas com uma presença na I Liga, visitou o Estádio do Dragão e quando os seus jogadores tiveram a oportunidade de jogar num grande palco debaterem-se de igual para igual com uma grande equipa perdendo apenas por 1-0. Aconteceu festa quando jogadores, equipa técnica e adeptos do Alba, equipa dos Distritais de Aveiro, tiveram um momento inesquecível nas suas vidas e jogaram em Alvalade com o Sporting, aconteceu festa quando Carlos Santos, jogador do Alba marcou o golo da sua equipa, certamente um momento que nunca irá esquecer. Assim é a festa da Taça de Portugal.

domingo, 20 de outubro de 2013

No Baú das Minhas Revistas #6

Há dezanove anos atrás...

A Bola Magazine n.º89 / outubro 1994


Na capa, o grande Michel Preud'homme e a tristeza da partida de Rui Filipe.


Bolas Fora, passo a citar algumas dessas que foram arremessadas para fora:
André, jogador do FC porto: "Se jogasse com peruca ninguém me chamava velho!!"
Manuel Damásio, após o condenamento do Sporting ao pagamento de 620 mil contos pela transferência de Paulo Sousa: "O aventureirismo de alguns dirigentes termina hoje."
Pinto da Costa, sobre um castigo aplicado ao benfiquista João Pinto: "A partir de agora, qualquer jogador que seja expulso por agressão só tem de mostrar-se arrependido. É mais fácil que mandar ramos de flores a casa dos adversários."
Ainda Pinto da Costa, acerca das contratações de Yuran e Kulkov: "Não contratámos dois santos nem eu sou o abade das Antas."
O saudoso Bobby Robson, acerca de Yuran e Kulkov: "Vamos dar-lhe uma nova oportunidade na vida."
Manuel José: "O futebol português já é maricas há muito tempo..."


Michel Preud'homme, o melhor guarda-redes do mundo do seu tempo, e que tivemos o prazer de ver atuar em Portugal.


Michel Preud'homme, um bom guarda-redes mas um... mau patrão...
Ingrid, esposa de Michel Preud'homme conta como foi despedida, sem direito a indemnização, pelo próprio Michel Preud'homme da empresa de publicidade que o guarda-redes tinha juntamente com dois amigos.


O futebol português ficou mais pobre com a partida de Rui Filipe.


Yuran e Kulkov que deixaram Lisboa e o Benfica e rumaram até ao Porto. Nesta entrevista eles queixam-se da especulação gerada à volta das suas vidas: "Não fazemos nem mais nem menos que em Lisboa. Continuamos a aproveitar o tempo livre como entendemos. Não somos bêbados, nem andamos permanentemente em noitadas. Fazemos uma vida normal, como sempre fizemos. Só que, em Lisboa, até parecia que os únicos que saíam à rua éramos nós." Tá bem abelha...




Uma reportagem sobre a debandada de jogadores portugueses para o futebol italiano. Rui Costa para Fiorentina, Paulo Sousa para a Juventus, Fernado Couto para o Parma e ainda Paulo Futre para o Milan, e sobre que entrou bem Fernando Couto e Rui Costa, do maestro, outra coisa não seria esperar, e quem não entrou assim tão bem, os Paulos, Sousa e Futre.


Zagalo, tetracampeão pela seleção brasileira, em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 como treinador e na altura da reportagem, em 1994, como coordenador técnico.


 As mulheres também socam! E porque não?!! Uma reportagem com as pugilistas Cláudia Rocha e Manuela Pinto.




Um estudo da antropóloga Vivian Flanzer que dá a conhecer a paixão dos índios Xavante pelo futebol.


O humor em "A Bola Magazine"... Sousa Cintra concorre a todos os concursos da TV portuguesa, "Com a Verdade me Enganas" do Canal 1, "Quem Conta um Conto" da TV 2, "Os Donos do Jogo" da SIC e "Queridos Inimigos" da TVI, para tentar angariar dinheiro para pagar ao Benfica sobre o caso da transferência de Paulo Sousa para a Juventus.


E para terminar, a publicidade de Romário para a Nike: "Se a defesa pudesse usar as mãos rezava". Muito bom!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Me, Myself and I

Ouvi hoje nas notícias que há um supermercado em Inglaterra que vende miniaturas dos seus clientes em 3D. Imaginem que, numa simples ida ao supermercado, encontram numa prateleira uma miniatura vossa. Bem... Não é assim tão simples, o cliente tem de querer, é óbvio! Então, quem quiser ter uma miniatura de si próprio, só tem que se sujeitar a ser digitalizado através de um scanner, posteriormente as imagens obtidas passam para o computador sendo a impressão em 3D feita em cerâmica, por fim a miniatura é aperfeiçoada por mão humanas. Quem tiver esse pequenino espanhol que cada um tem dentro de si, o ego, a susurrar ao ouvido vezes sem conta para fazer essa miniatura, e decida dar-lhe ouvidos, convém que  tenha uma noite bem dormida e não vá para lá com olheiras pois, ao que parece, a máquina é implacável e não deixa escapar nada!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

She Is Malala

Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa de 16 anos que luta para que todas as mulheres tenham acesso a algo que ninguém tem o direito de negar a quem quer que seja, a educação, deu na semana passada uma entrevista ao "The Daily Show" de  Jon Stewart. Nesta entrevista ela mostra-se tal como é, inteligente, corajosa, determinada, divertida, carismática mas, acima de tudo, apaixonada, apaixonada pela educação e por aquilo que ela traçou como a sua missão, que um dia todas as crianças tenham o direito de ir à escola.
Uma pessoa assim pode mudar o mundo.


Quem é Malala Yousefzai?
Malala Yousafzai, de 16 anos, é uma estudante da cidade de Mingora, no distrito de Swat, Paquistão, conecido pelo seu ativismo pelos direitos das mulheres no vale de Swat, onde o regime talibã proibiu as raparigas de frequentar a escola.
A ativista fez os seu primeiro discurso público em setembro de 2008, intitulado "Como se atrevem a retirar o meu direito básico à educação?". Quando todas as escolas para raparigas sob o controlo talibã foram encerradas em janeiro de 2009, Malala começou um blog para a BBC Urdu sob pseudónio Gul Makai, uma heroína popular.
O blog trouxe fama para a estudante e a sua luta. Logo que a sua identidade foi revelada, a sua família foi alvo de ameaças, levando uma tentativa de homicídio em outubro de 2012, quando Malala foi atingida a tiro na cabeça e no pescoço por atiradores talibã quando regressava a casa num autocarro escolar.

In Jornal de Negócio de 10/10/2013 a partir de Parlamento Europeu


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

A Minha Primeira Compra na Primark... 409 Dias Depois

E eis que, 409 dias depois de a Primark abrir uma loja no Fórum Coimbra, faço a minha primeira compra. Não foi a primeira vez que lá entrei, deve ter sido a terceira, lembro-me de lá ter ido passado um dia ou dois de ter aberto, e de certeza que devo lá ter ido mais uma vez.
Eu não gosto de lojas enormes e desorganizadas, com balcões atafulhados de roupa até ao infinito e mais além, e com uma concentração de pessoas por metro quadrado muito aproximada ao do túnel da Luz no final de um jogo do Benfica. Não, não é todo o meu ideal de compras, mesmo que haja alguma coisa bonita, em tais condições, é impossível identificar o que quer que seja.
Ontem, sábado à tarde, dia em que estão reunidas todas as condições para que a loja se encontre da maneira que acima descrevi, e, vá-se lá saber porquê, decido entrar mais uma vez na loja. Entro em passos largos e tento ter uma visão camaleónica, esta é a minha estratégia para conseguir ver tudo em 10 min mas, desta vez tudo muda quando avisto um raio de sol a iluminar uma linda camisola branca revista de um brilho subtil.


Paro, escolho o meu tamanho, pego na dita cuja, vou em direção aos vestiários para ver se me fica bem e, eis que me deparo com uma fila enorme, volto para trás e procuro o espelho mais próximo, aprovo a camisola por cima do meu vestido azul noite, gosto da maneira como me fica e mais uma vez caminho em passos largos na direção da fila para pagar, entretanto passo pela secção dos sapatos e ainda tenho tempo de lançar um olhar e entristecer-me pela forma como os sapatos são tratados, é como que se lhes fosse tirada toda a dignidade que merecem, chego à fila para pagar, entretenho-me a olhar para a tralha que têm exposta no corredor à medida que nos aproximamos das caixas e pago. E assim aconteceu… Ao fim de 409 dias da Primark abrir uma loja no Fórum Coimbra, eu faço a minha primeira compra.

sábado, 12 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Paz 2013

O prémio Nobel da Paz 2013 foi atribuído à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ). Depois de em 2012 este prémio ter sido atribuído à União Europeia, fosse qual fosse o escolhido deste ano, seria sempre um upgrade em relação ao ano transato. Bem, deixemo-nos de coisas tristes. Todos reconhecemos a importância que a atribuição deste prémio pode trazer, para que um dia, possamos viver num mundo em que nenhum ser-vivo morra ou sofra as consequências do uso deste tipo de armas mas, lá no fundo, sinto uma pequena ponta de desapontamento por Malala não ter ganho o prémio, que jovem tão lutadora e tão corajosa! Apesar do meu desapontamento, fico mas é feliz por ser reconhecida a importância das lutas tanto da OPAQ, como de Malala, para tornarem este nosso mundo, um lugar melhor para todos nós.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pedro Henriques Comentador Desportivo: O Início

Parece que não sou só eu que não a não perceber porque raio é que Pedro Henriques é comentador desportivo, o jornal Sol também não percebia e foi tentar saber. No fim-de-semana passado estava com o meu irmão e ele comentou comigo sobre a publicação de Pedro Henriques, ora como o meu irmão e o futebol não são amigos ele teve que googlar 'Pedro Henriques' para saber de que é que eu estava a falar e, eis que, encontra uma entrevista, do início deste ano, de Pedro Henriques ao Sol, que é uma autêntica pérola. Há tantas, mas tantas coisas boas nesta entrevista que consigo realçar apenas quando refere que foi protegido por Mozer quando Yuran lhe quis bater. Imperdível!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

No Baú das Minhas Revistas #5

Há vinte e dois anos atrás...

A Bola Magazine n.º53 / Outubro 1991


Quando se avizinha o FC Porto - Sporting da presente época, "A Bola Magazine" de outubro de 1991 destaca precisamente o duelo desse ano.


Uma reportagem sobre o hooliganismo, com foco para a ex-RDA, e com algumas referências históricas à queda do Muro de Berlim em 1989.


Júlio César, Sportinguista assumido. Esta reportagem vem na sequência do espetáculo que Júlio César tinha em cena no Casino Estoril, "Amadeus Mozart".


Alzira Mamede, esposa de Fernando Mamede, fala sobre a sua mágoa que sentiu após o Sporting despedir o marido.


Ainda no meio do processo de independência da Croácia, fruto da guerra civil Jugoslava, Ivkovic toma a decisão não vestir mais a camisola da Jugoslávia. Nesta foto vimos-lo  ao lado de Jonas Thern no jogo que opôs a Jugoslávia contra a Suécia.


O jogo entre o FC Porto e o Sporting terminou com um empate a zero, parece-me bem.






Um dado curioso, Benfica e FC Porto jogaram em Malta, ao mesmo tempo, para as competições europeias. O Benfica jogou dia 18 de setembro com o Hamrun Sportans e ganhou por 6 bolas a zero com golos de Rui Águas, Pacheco e Iuran (4), o FC Porto assistiu, na bancada, à primeira parte do jogo.
O FC Porto jogou no dia seguinte, 19 de setembro, com o Valletta para a Taça das Taças e ganhou por 3-0 com golos de Kostadinov, Timofte e Mitharski.


Carlos Queirós, Selecionador Nacional "A".


A caminhada da Seleção até, queríamos nós, ao Europeu jogado na Suécia, onde não estivemos presentes. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pedro Henriques: O Comentador Desportivo

Há imenso tempo que sempre que vejo um jogo de futebol comentado por Pedro Henriques, ex-futebolista do Benfica, Porto, Belenenses, Vitória de Setúbal e mais não sei de quem, que eu penso como é que esse senhor conseguiu esse “tacho”.
Acho que toda a gente concorda que Pedro Henriques não foi um futebolista “fabulástico” e assim sendo, eu só teria vontade de voltar a vê-lo, se ele, enquanto comentador desportivo, fosse aquilo que não foi enquanto futebolista, ou seja, um comentador desportivo “fabulástico”. Mas não, mesmo tendo em conta o marasmo que é o universo dos comentadores desportivos em Portugal, Pedro Henriques não acrescenta nada de novo a esse universo.

Talvez seja ainda o efeito do jogo entre o Benfica e o PSG, mas não podia deixar passar de hoje sem partilhar o que penso sobre Pedro Henriques no papel de comentador desportivo.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Autárquicas 2013

Há muito tempo que estou desencantada com a política em Portugal, temos tido péssimos governos, uns atrás dos outros, mas nenhum tão mau quanto este e, como se isso não bastasse, a alternativa a Passos Coelho é António José Seguro, isto faz sentir qualquer português num beco sem saída, é desesperante.
Apesar de todo o meu desencanto com a política eu nunca deixo de exercer o meu direito de voto e, ontem não foi exceção, fui votar. Até poderia não o ter feito porque o meu voto não teve qualquer influência nas contas finais, mas não me sentiria bem comigo própria. O voto tem que ser sempre em consciência e, neste sentido, não havia ninguém em quem pudesse depositar confiança para liderar o destino da minha cidade. Não tive outra alternativa que não fosse manifestar esse meu estado de alma no boletim de voto. Voto nulo, 2,95% dos eleitores da minha cidade pensaram da mesma forma que eu.

Relativamente aos resultados de ontem, mesmo sem deixar de ter em conta o resultado de Oeiras e a palhaçada do discurso de Paulo Vistas, há um indicador que pode ser encarado como um ténue raio de esperança, a eleição de tantos independentes, só o tempo o dirá, mas, por enquanto dá-nos razões para acreditar que alguma coisa pode mudar.