quarta-feira, 26 de junho de 2013

São João no Porto, as Minhas Fotos - Parte II

Deixo aqui ficar uma última foto da noite de São João no Porto porque acho que está muito bonita. Esta foto não foi tirada por mim, foi tirada por um amigo meu e desde logo se nota que a máquina é muito melhor que a minha. Nesta foto gosto particularmente dos pontinhos brilhantes que se vêem no firmamento, são balões de São João que foram lançados no céu do Porto e que voam em direção ao infinito transportando com eles a alegria do momento.

terça-feira, 25 de junho de 2013

São João no Porto, as Minhas Fotos

Eu sei que já estou com algum atraso, mas mesmo assim deixo aqui algumas das fotos que tirei durante o São João no Porto.

O primeiro balão já voa no céu.

A preparar o segundo balão.

E também este acrescentou mais um ponto de luz ao céu do Porto.

Também eu me deixei encantar pela lua lindíssima que brilhou no céu durante toda a noite.

Um recanto da festa.

Deve ser a única noite no Porto em que ninguém fica em casa.

O meu martelo, uma réplica dos martelos de há 50 anos atrás.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Nosso Icebergue Está a Derreter

Passei na Fnac e vi que se encontrava e com 40% de desconto um livro que comprei há algum tempo atrás e que gostei muito de ler, “O Nosso Icebergue está a Derreter”. E não é que está mesmo? Nos dias de hoje, o icebergue de quase toda a gente está a derreter e são muito poucos aqueles que estão preparados para isso, grande parte das vezes, só mesmo quando ele já se foi é que a maioria repara que o icebergue derreteu e que não se preparou para isso.


“O Nosso Icebergue está a Derreter” é um livro, sobre mudança, extremamente bem conseguido. Neste livro, esta temática é abordada através de uma fábula em que os protagonistas são pinguins, mas não é por isso que o livro deixa de retratar os problemas associados à mudança assim como a forma de conseguir ultrapassar esses mesmos problemas, aliás, o que se passa é exatamente o contrário, estes temas são abordados com clareza, de uma forma simples e fácil de compreender, outro pormenor interessante são os apontamentos extremamente divertidos que acompanham toda a história. “O Nosso Icebergue está a Derreter” deveria ser um livro de leitura obrigatória em todas as organizações.


"A única constante da vida é a mudança."
Heráclito de Éfaso

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ser Herói Está no Sangue, Entra na Corrente!

Deixo aqui ficar os pressupostos do Movimento Vida.

O Movimento Vida é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como principal objetivo a sensibilização, consciencialização e fidelização para a dádiva de sangue e angariação de potenciais dadores de medula óssea. Visa promover e apoiar instituições de saúde através de aquisição de bens necessários ao funcionamento destas, bem como o apoio psicossocial a doentes e famílias que se deparam com condições clínicas que desafiam o seu bem-estar biopsicossocial.
Assenta em valores éticos que decorrem do imperativo moral de cada indivíduo, família, comunidade e da própria sociedade, dirigido para a dádiva, seja para inscrição de potenciais dadores de medula óssea, seja para aumentar a reserva de sangue e componentes para todas as crianças, jovens e adultos que deles necessitam regularmente. Em suma, traduz-se num movimento integrador que apela tanto à dádiva de sangue e componentes, como à inscrição de potenciais dadores de medula óssea. Através de ativades e eventos socioculturais pretende obter fundos destinados a apoiar entidades de saúde do âmbito da associação.
Desenvolver-se-à um esforço de apoio psicossocial aos doentes e respetivas famílias que se deparam com doenças do foro hematológico / hematoncológico mas não se restringido a este, traduzido na celebração de protocolos com entidades e profissionais de saúde para o acompanhamento especializado dos mesmos.

Neste sentido importa:
  • Sensibilizar para a importância da inscrição como potencial dador de medula óssea e para a necessidade vital da correspondente dádiva de sangue;
  • Disponibilizar informação clara e coerente sobre a indispensabilidade da dádiva regular de sangue;
  • Consciencializar para as necessidades biopsicossociais dos doentes, compreensão do transplante de medula óssea e importância da transfusão de sangue e componentes;
  •  Implementar uma pedagogia de dever cívico que servirá para o potencial dador e funcionará como elo de ligação para a sua família e comunidade em que se encontra inserido, esperando-se que seja um fator catalisador para a prática regular da dádiva de sangue;
  • Organizar eventos sobre o tema, palestras de esclarecimento e deslocações a escolas, desde as básicas às superiores, empresas e outras instituições;
  • Divulgar e organizar campanhas de colheita de sangue para que este seja um assunto sempre presente no quotidiano de todos e de cada um em particular;
  • Fomentar e prestar apoio psicossocial a doentes e respetiva família através de atendimento personalizado, intervenção comunitária, grupos de entreajuda, aconselhamento e psicoterapia;
  • Atribuição de apoio social a instituições de saúde e outras que se enquadrem no âmbito da missão da associação.
 Ser herói está no sangue, entra na corrente!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Maior Cupcake do Mundo

Pertence a Coimbra o maior cupcake do mundo. Para mim, o importante que há a retirar desta iniciativa é a tentativa de dinamizar a baixa de Coimbra e o prepósito maior com este cupcake gigante foi feito, o de apoiar a Olhar 21 – Associação de Apoio à Inclusão do Cidadão com Trissomia 21, por isso iniciativas como esta são sempre de louvar. A escolha do bolo a confecionar é que não pareceu muito interessante, eu sei que o cupcake é um bolo bonito e está na moda, mas é um bolo tipicamente americano, eu acho que seria muito mais interessante ficar associada a este evento através de um bolo tipicamente português. Mas tudo bem, até porque neste contexto a escolha do bolo é o menos importante, o que importa mesmo é que com o dinheiro angariado a Olhar 21 vai poder continuar a sua Missão com mais meios.

Cheguei hoje à Praça 8 de Maio por volta do meio-dia e, por isso, as fotos que eu tenho são de final de festa. Do maior cupcake do mundo sobrava muito pouco, mas havia muitos cupcakes em miniatura e foi desses que eu comprei.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Até Sempre "El Mago"

É com imensa tristeza que vejo o Aimar partir do Benfica. Bem sei que ele este ano não teve um papel preponderante na estratégia do clube mas vou ter muita saudade dele. Saudade daqueles passes maravilhosos, saudade da maneira como ele sempre tratou a bola, saudade de toda a magia que ele espalhou dentro de campo, mas, acima de tudo, saudade da postura que "El Mago" sempre demonstrou  ao serviço do Benfica dentro, e fora de campo.


Obrigada Aimar, até sempre Aimar.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

JJ e Benfica, o Capítulo Final

JJ renovou o seu contrato com o Benfica por mais duas épocas, já todos tínhamos percebido que iria ser assim mas ontem saiu oficialmente a notícia.
Enquanto ouvia o desenrolar da novela, esperava pelas cenas dos próximos capítulos e pensava que a novela iria terminar desta forma e ouvia dizer-se que JJ não tinha condições para continuar no Benfica veio-me à lembrança tantas vezes que no passado ouvi algumas “mentes iluminadas” do nosso futebol, comentadores desportivos, referirem-se ao caso de Sir Alex Ferguson como um exemplo para o futebol português. Alex Ferguson esteve mais de vinte anos à frente do Manchester United e nos seis primeiros não ganhou nada, seria impossível viver-se esta situação em Portugal, diziam eles, mas agora são os primeiros a dizer que em quatro anos ganhar apenas uma Liga Zon Sagres e três Taças da Liga é pouco para um clube como o Benfica e que por isso JJ não tem condições para continuar no Benfica e deveria sair. É claro que eu também acho que é pouco! Eu quero mais do Benfica, mas pergunto-me… Onde é que fica a coerência desta gente?! Só Deus sabe…
Eu tenho presente que depois de tudo o que se passou esta época vai ser muito difícil preparar a próxima, JJ vai ter muito trabalho e, além das questões técnicas vai ter também que ter em conta como é que vai conseguir lidar com fatores igualmente importantes como são a liderança e a motivação dentro do balneário, como é que vai gerir as expectativas dos adeptos e também dos jogadores, como é que vai conseguir lidar com a lembrança que irá estar presente na memória de todos os benfiquistas da época 2012/2013 e, também, com a tristeza infinita que no inicio da próxima época de certeza que ainda vai morar dentro dos nossos corações. Acredito que quando JJ fez a sua reflexão e achou ter condições para continuar no Benfica teve em conta estes e outros fatores e, confio que irá conseguir lidar com tudo isto e dessa forma renovar a esperança que todos nós temos na próxima época.

JJ ficou e eu acredito que em 2013/2014 vamos ter um Benfica “muita” forte.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Banco Alimentar Contra a Fome

No domingo passado vivi a minha primeira experiência com o Banco Alimentar Contra a Fome, gostei muito. É muito gratificante podermos dar um pouco de nós aos outros. Eu participo sempre em todas as campanhas com géneros alimentares mas, juntamente com os bens, podermos dar também um pouco do nosso tempo é outra coisa, sentimo-nos envolvidos por uma alegria e um bem-estar que não se consegue explicar, vive-se.
O povo português é um povo muito solidário, disso não há a menor dúvida, por diversas vezes respondemos afirmativamente em momentos em que é preciso estar presente e, precisamente a pensar nisso, eu pensava que cerca de 90% daqueles que se deslocavam a um hipermercado participavam na campanha, mas não, o número não é assim tão elevado. Existem pessoas que não aceitam o saco que se tenta dar à entrada e não querem participar na campanha, ninguém é obrigado a fazê-lo e nós temos que respeitar a opinião de todos. Então, dei por mim a pensar porque é que algumas pessoas não participam neste tipo de campanhas. De uma forma completamente ad hoc, posso dizer que penso que muitas pessoas gostariam de contribuir para a causa mas não o fazem porque também elas passam muitas dificuldades, apesar que, muitas e muitas vezes os que menos têm são precisamente os que mais participam, depois, parece-me também que deve haver algumas pessoas, poucas mas algumas, que não são sensíveis às dificuldades que muitos passam, às vezes só se sabe das coisas quando se passa por elas e, na minha opinião, outra das situações que leva algumas pessoas a não quererem participar está relacionada com as dúvidas que têm sobre a maneira como posteriormente os recursos são geridos e, além de tudo isso, acredito também que haja quem pretenda manter-se anónimo, aqueles que ajudam todos os dias e que não precisam destas campanhas para o fazer.

Por mim, eu vou continuar a alimentar esta ideia pois considero que este trabalho é de extrema importância e, na próxima campanha, espero estar novamente presente.


"Somente uma vida ao serviço dos demais vale a pena ser vivida."
Albert Einstein

sábado, 1 de junho de 2013

Continuar a Alimentar Esta Ideia

Para quem ainda não tem programa para este fim-de-semana e para quem já tem programa para este fim-de-semana deixo uma excelente sugestão, deslocar-se a um dos locais onde decorre uma ação do Banco Alimentar Contra a Fome e contribuir para esta causa.

Amanhã, pela primeira vez, irei participar dando um pouco do meu tempo, estou muito entusiasmada por poder também contribuir desta forma.

Vamos continuar a alimentar esta excelente ideia.